Brasil Despenca no Índice Global de Inovação

Palestrante

Quem segue este blog sabe que eu bato na tecla da importância estratégica da inovação no mundo dos negócios desde muito antes da crise econômica assombrar o Brasil. Com a crise, então, não é nem preciso explicar porque a melhor saída para as empresas seja justamente investir em inovação. Mas muito infelizmente, o Brasil não está seguindo essa lógica das economias dominantes do mundo capitalista. Isto porque o país voltou a perder posições no Índice Global de Inovação, ampla pesquisa elaborada pela Johnson Cornell University em conjunto com a escola de pós graduação INSEAD e pela WIPO – Organização Mundial de Propriedade Intelectual (leia a pesquisa na íntegra em Inglês neste link).

O Brasil caiu de 47º lugar em 2011 para 70º em 2015. O desempenho do Brasil está abaixo da média mundial, que é de 0,71. Mas se isto serve de consolo, conseguimos ficar acima da posição da Colômbia, do Paraguai e do Peru.

Na região da América Latina e do Caribe, o Brasil ficou na 8ª posição. Um decréscimo em comparação com 2014, quando o país apareceu no 5º lugar. Apesar de o Brasil ter caído no ranking global do índice, ele melhorou em uma série de investimentos em inovação. O país melhorou em 6 de 8 variáveis no campo das instituições.

Por outro lado, as principais quedas do Brasil aconteceram em dois pilares de produção de inovação. O país caiu do 65º lugar para o 72º na área de produção de conhecimento e tecnologia, e da 64ª posição para a 82ª nas produções criativas.

Para começarmos a mudar esse quadro, sua empresa pode e deve investir em inovação. Para tanto, a Afronta Marketing oferece a palestra INOVAÇÃO PARA O SÉCULO 21 – Como inovar para superar os desafios deste século e o treinamento INOVAÇÃO PARA O SÉCULO 21.

É preciso mandar para o espaço a velha forma de se fazer negócios. O mundo mudou drasticamente e não nos demos conta disso. E as condições do Brasil, por sua vez, exigem transformações ainda mais urgentes para que consigamos reverter essa piora no cenário de fomento da criatividade e da inovação, principalmente no que se refere ao ambiente controlado de nossas empresas.

Mas enganam-se aqueles que deduzem que o paradigma da inovação está apenas associado aos investimentos pesados em tecnologia de ponta. Ideias simples, mas criativas, podem ajudar a sua empresa a começar a sair da crise sem passar necessariamente pelas famigeradas e odiadas demissões. E um dos inúmeros casos que exemplificam bem este tipo de paradigma é o da DuPont, gigante multinacional com mais de 60.000 funcionários. Conhecida pelo desenvolvimento de produtos inovadores como o Nylon, o Teflon e o Kevlar, é no campo da gestão de crises que eu gostaria de destacar uma inovação muito mais singela mas não menos significativa dessa organização.

Reagindo à crise financeira internacional de 2008, foi implementado um plano anticrise que levou em consideração a simplicidade como a forma mais efetiva de reduzir os custos. Cada funcionário se reuniu com seu líder, o qual explicou em uma linguagem simples quais eram as metas da empresa naquele momento. Depois, foi solicitado para que cada colaborador identifica-se apenas 3 coisas que eles poderiam fazer de imediato para reduzir os custos da empresa. E a utilização da regra dos 3 não foi à toa. A direção da DuPont decidiu simplificar por perceber que a apresentação de um número muito grande de metas em diferentes setores da empresa de cima para baixo deixaria os colaboradores paralisados pela quantidade não-gerenciável de informações que, muitas vezes, tornam-se impraticáveis pelo distanciamento entre a visão de quem decide com a fonte do problema. Essa iniciativa criativa ajudou a DuPont passar pela crise, virando case no livro Leadership In The Era of Economic Uncertainty de Ram Charan.

E você? O que está esperando para cair de cabeça na inovação para sair da crise?

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s