Vale a Pena Adquirir uma Franquia?

Palestrante

A resposta mais rápida e honesta para esta pergunta é: depende. Como em qualquer tipo de negócio, é necessário fazer uma ampla pesquisa antes de se aventurar nessa empreitada, começando pela Internet. O objetivo aqui seria saber quais são as franquias menos arriscadas, que tipo de negócio está em alta, em que ponto do Ciclo de Vida do Produto a franquia se encaixa e se o seu perfil combina com o tipo de negócio almejado. Depois, é fundamental conversar pessoalmente com alguns franqueados, tanto aqueles que falam bem quanto aqueles que falam mal da franquia. Este último grupo, por sinal, é geralmente o mais esclarecedor.

Duas das grandes vantagens de uma franquia são a diminuição dos riscos e a queima de etapas. Seguir por uma via que outros já seguiram é uma boa forma de evitar erros conhecidos e ainda ser orientado pela franqueadora em todos os processos necessários para escolher o local, montar a estrutura e operar o seu negócio. Outro ponto positivo é que você estará comprando reputação ao invés de construí-la a partir do zero ao optar por uma marca de renome (franquias recém-chegadas no mercado ainda não possuem reputação, representando um risco bem maior). Mas a franquia é, geralmente, a porta de entrada para o mundo do empreendedorismo, sendo menos arriscado para pessoas que não possuem experiência no mundo dos negócios. Tanto é que em 2013 o setor de franquias cresceu 11,9% no país e faturou R$ 115 bilhões, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mas há também desvantagens ao adquirir uma franquia. Uma informação pouco divulgada é que as franquias também fracassam. Uma pesquisa do programa CNN Money revelou que a taxa média de fracassos entre as 5 maiores franquias dos Estados Unidos é de 16,6%. Ou seja, apesar do alto nível de educação e da maturidade do mercado norte-americano, há uma considerável taxa de fracassos que não pode ser desconsiderada na hora de fazer a sua pesquisa. No Brasil, por exemplo, mesmo marcas tradicionais como Rede Zacharias (marca comprada pela Servpneu), Blockbuster, Dunkin’ Donuts e Arby’s fecharam suas portas. Cada uma delas por um conjunto de razões diferentes mas fecharam de qualquer maneira. Então, há que se tomar cuidado com a ideia generalizada de que franquia é sinônimo de sucesso. Ela de fato diminui os riscos de fracasso mas não representa um retorno garantido e as vezes até constitui o caminho mais rápido para a falência, arriscando inclusive bens pessoais como automóvel e residência como garantia de pagamento.

Uma questão pouco explorada é a diferenciação entre empreendedorismo e franquia que, normalmente, são conceitos muito confundidos. A franquia situa-se em algum lugar entre o emprego formal e o empreendedorismo, apesar de muita literatura citar o conceito de franquia como sinônimo de empreendedorismo. Pelo fato da franquia apresentar limitações (você não terá liberdade para fazer o que bem entender), ela pode constituir simplesmente uma forma de comprar o seu próprio emprego. Isto é: você pode já estar estabelecido no mercado fazendo um bom dinheiro mas também possuirá muitas obrigações com a franqueadora (inclusive obrigações financeiras limitantes), a qual decidirá, em primeira instância, aquilo que pode ou não pode ser efetuado com o seu empreendimento. Assim, você permanece preso ao esquema da franquia, como se tivesse que seguir as orientações ou acatar as decisões de um chefe, figura que normalmente as pessoas querem eliminar ao optarem pela abertura de um negócio.

Mas a diferenciação mais marcante entre empreendedorismo e franquia é que enquanto no primeiro a paixão é o combustível mais importante para fazer o negócio dar certo, na segunda opção você trabalhará com a paixão dos outros. Pela segunda vez, isso seria como ser empregado em uma empresa dentro do paradigma do capitalismo predominante e não um empreendedor. E isso não é nada inspirador para quem precisa enxergar sua relação com o trabalho de uma forma radicalmente diferente ao montar seu próprio negócio e ainda fazê-lo dar certo com muito sangue, suor e lágrimas.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s