O Empreendedorismo Como Salvação da Humanidade

PalestranteNa postagem Empreendedorismo de Sucesso eu escrevi um pouco sobre Elon Musk, o Tony Stark da vida real. Em um mundo cada vez mais carente de pessoas admiráveis, esse é o cara que precisamos louvar.

Nesta madrugada, Musk apresentou oficialmente pela Internet a cápsula tripulada que levará astronautas até a Estação Espacial Internacional em 2017. A SpaceX, uma das 4 empresas disruptivas que Elon Musk criou (veja mais sobre seus prodígios empreendedores nesta postagem), já comercializa uma aeronave que transporta carga para a NASA. Baseada na cápsula de carga, a cápsula tripulada constitui uma versão avançada que é um show de tecnologia, a qual pode finalmente pousar com a precisão de um helicóptero e não mais cair em algum lugar “perdido” do oceano como faziam as antigas cápsulas norte-americanas. No lugar do aposentado ônibus espacial, a Dragon V2, nome dessa preciosidade tecnológica, promete ser completamente reutilizável, gerando bastante economia e diminuindo o grande impacto sobre o meio ambiente que as antigas missões espaciais sempre apresentaram.

Uma das maiores vantagens deste novo sistema de transporte é que ele poderia, em tese, ser utilizado para missões próximas como uma eventual viagem à Lua ou Marte. Já existem inclusive algumas especulações de que a Dragon V2 poderia ser adaptada para promover uma missão não-tripulada de ida e volta para trazer amostras do solo marciano, constituindo um grande salto em direção às futuras viagens tripuladas para o planeta vermelho. Conforme o interior da Dragon V2 em destaque logo abaixo, uma hipotética viagem à Marte fica até mais atraente.

Palestrante

Como apaixonado por ciência, tecnologia e empreendedorismo, eu não poderia deixar passar esse marco na exploração espacial. Mas ainda mais interessante, na minha opinião, é tal empreitada ser o resultado dos esforços da iniciativa privada, constituindo a quebra de muitos paradigmas da engenharia aeroespacial através da criatividade e da inventividade típicas do mundo do empreendedorismo. Muito mais do que uma simples questão de fazer dinheiro (lembrem-se que até fabricantes de cigarros fazem dinheiro), a SpaceX transita no universo da inventividade humana, ficando evidente o compromisso com o benefício da sociedade nas outras 2 empresas de Musk: Tesla Motors e SolarCity. Esse é um dos claros motivos que obrigam-me a pensar que o empreendedorismo será a salvação da humanidade. Se formos esperar pela boa vontade de governos para gerar desenvolvimento, movimentar a economia e ainda salvaguardar o meio ambiente, estaremos todos mortos logo de saída.

Vejam o vídeo de apresentação da Dragon V2 logo abaixo e inspirem-se pelo poder de realização de Elon Musk, sem dúvida um dos maiores empreendedores (e não apenas empresário) de todos os tempos:

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s