6 Dicas Para Deixar Seus Clientes Apaixonados

PalestranteA One Deep Design, empresa australiana de design de marcas, desenvolveu um infográfico que revela alguns dados sobre a importância de fazer os seus clientes ficarem apaixonados pela sua empresa. A pesquisa resultou em um infográfico com 6 dicas que ensinam como você pode conquistar o coração dos seus clientes.

É lógico que não se trata de um objetivo fácil mas também não podemos deduzir que é uma conquista impossível, haja visto o clássico exemplo advindo do comportamento apaixonado de clientes como os da Apple ao esperarem horas na fila antes de um lançamento nas lojas da marca.

Segue a lista e o infográfico na sequência em Inglês:

1. Atendimento é tudo

Lembrando que todas as empresas possuem algum nível de serviço, mesmo que o modelo de negócio contemple apenas a venda de produtos, a pesquisa demonstrou que 73% dos consumidores amam uma marca com base no atendimento amigável que tiveram. E o mais interessante é que 55% estariam dispostos a pagar mais por uma melhor experiência de compra. E muito obviamente, 89% das pessoas deixaram de fazer negócios com as empresas que trataram elas de uma forma ruim.

2. O visual é muito importante

Sabe aquela máxima de julgar um livro pela capa? Pois é. Continua a ser a mais absoluta verdade. Segundo a One Deep Design, 46% das pessoas julgam um site pela qualidade do design. Mais de 90% das decisões de compra são influenciadas por fatores visuais e as cores aumentam o reconhecimento de marca em 80%.

3. A relevância continua a valer

O mantra do marketing digital “o conteúdo é rei” continua a valer no universo da Internet, sendo que a pesquisa revelou que o conteúdo interessante é uma das 3 razões pelas quais as pessoas seguem as marcas nas mídias sociais. Além disso, as empresas B2B que possuem blogs vendem 67% a mais do que aquelas que não possuem. E 70% dos consumidores tendem a preferir uma empresa através da leitura de um artigo do que através de um anúncio.

4. Compramos na base da emoção. A parte racional só justifica a decisão de compra.

A pesquisa revelou ainda que 75% das compras são baseadas na emoção. Para mais insights sobre esta dica, leia as postagens Como Criar Uma Marca, Marketing Institucional: Onde Está o Erro? e Marketing Business to Business.

5. Prometa pouco e entregue muito.

Essa é uma dica cuja aplicação é bem conhecida pela famosa empresa Zappos (leia a postagem Fidelização de Clientes para saber mais). Consiste no conceito de prometer entregar um produto em 5 dias e depois fazê-lo em 3, ou então entregar uma oferta com um brinde não anunciado na hora da compra, por exemplo. Tal estratégia objetiva gerar encantamento nos clientes, provocando uma surpresa agradável na experiência de compra. Com isso, as empresas ganham a desejada propaganda boca a boca além da mais desejada ainda fidelidade de marca. De acordo com a pesquisa, 3 a cada 4 clientes gastaram mais com as empresas com as quais eles tiveram experiências positivas.

6. Para cada reclamação existem 26 pessoas insatisfeitas em silêncio.

Segundo Bill Gates, “os seus clientes mais insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizado”. De fato, faz todo o sentido do mundo e foi o que a pesquisa mostrou, revelando que 89% dos clientes deixaram de fazer negócios com as empresas que prestaram um serviço ruim, e que um testemunho positivo pode aumentar em até 250% as vendas em um website.

One Deep Design

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s