Como os Jovens Líderes Pensam?

Jovens LíderesComo a próxima geração de líderes formatará o mundo dos negócios? Quais são os seus valores e como eles estão priorizando os desafios e oportunidades diante deles? Em uma pesquisa realizada para o livro Passion & Purpose: Stories from the Best and Brightest Young Business Leaders (John Coleman, Daniel Gulati e W. Oliver Segovia), 80% dos 500 estudantes de MBA entrevistados ​​acreditam que a nova geração enxerga a liderança de forma diferente das gerações anteriores.

Veja a seguir 6 insights presentes no livro que confirmam essa tendência:

1. Convergência dos ambientes público, privado e do terceiro setor
Os Jovens líderes estão ajudando a impulsionar a convergência dos setores privado, público e terceiro setor. 11% dos entrevistados já havia trabalhado nos três setores e, dos que trabalharam no setor privado, 24% também tinha trabalhado no setor público e 30% no setor sem fins lucrativos. Tomando emprestado as melhores práticas dos três segmentos, os jovens líderes esperam combinar os seus diversos interesses para criar impacto significativo sobre o mundo.

“As soluções para os nossos mais difíceis problemas requerem o total engajamento e colaboração de cada setor. – Rye Barcott

2. Adoção da globalização
Esta geração valoriza a experiência de trabalho global, mesmo que isso signifique aceitar um emprego em uma multinacional, trabalhar no exterior para uma ONG ou iniciar a sua própria empresa no exterior. Os entrevistados já haviam trabalhado, em média, em 3 países e esperavam trabalhar em 4 ou 5 a mais nós próximos 10 anos depois da graduação.

“Sem a prévia experiência com a maioria global, como os líderes americanos esperam liderar? – Abigail Folik

3. Ampliação da definição de diversidade
Os jovens líderes valorizam a força oriunda da soma de diferentes perspectivas. 92% concordam que o aumento da diversidade no local de trabalho pode levar a melhores resultados nos negócios, especialmente a diversidade em termos de gênero (sexo), experiência profissional e conhecimentos operacionais.

“Mesmo que você não concorde com uma perspectiva diferente, muitas vezes você aprende muito apenas ouvindo” – Kimberly Carter

4. Priorização da sustentabilidade
Esta geração percebe que eles não conseguirão eliminar os trade-offs (relações onde uma das partes ganha enquanto a outra perde) inerentes à abordagem tradicional da sustentabilidade a menos que eles possam encontrar soluções de longo prazo que beneficiem populações inteiras e não apenas os nichos ricos. 64% concorda que a maioria das empresas vai apoiar a sustentabilidade ambiental e a geração de energias alternativas nos próximos 20 anos.

“A criação de fontes renováveis ​​de energia garante não apenas um planeta mais saudável, mas também uma economia mais saudável” – Annie Fishman

5. Integração de tecnologias
Os jovens líderes são especialistas autodidatas em tecnologia. Das tecnologias promissoras de hoje, os líderes de amanhã estão apostando mais no poder da mobilidade: uma pluralidade de jovens líderes de hoje enxerga a mobilidade como uma tecnologia crítica nos negócios (40,6%) em comparação com a computação em nuvem (12,5%), mídias sociais (10,8%), energia limpa (9,8%) e análise de negócios (9,4%).

“Mobilidade é um painel para a vida cotidiana que faz com que cada momento seja uma experiência online” – Jason Gurwin

6. Novas formas de aprendizagem
Os jovens líderes estão adotando novas formas de aprendizagem. Afinal, eles estão se preparando para os trabalhos que provavelmente ainda nem foram inventados. Talvez por isso os entrevistados tenham citado que o desafio intelectual era a razão mais importante para a escolha de um trabalho, um critério significativamente mais importante do que a remuneração ou o prestígio.

“A melhor forma que escolas de administração possuem para nutrir a inovação é não apenas permitir que os alunos errem mas encorajando-os a errar rápido” – Patrick Chun

Fonte: Harvard Business Review

Para quem quiser completar esse panorama sobre o perfil dos jovens, sugiro a leitura das postagens “Consumidor Moderno” e “O Que é a Geração Y?

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s