10 Tendências Globais Para os Próximos 5 Anos

Tendencias Globais

Conforme vai chegando o final do ano, torna-se imprescindível parar para rever o que deu certo ou errado e planejar as ações correspondentes para se preparar para o ano que vem. É o período de reflexão e planejamento para o ano seguinte que deve considerar fatores internos e externos que podem impactar a sua organização. Nas postagens “Marketing e Estratégia”, “Planejamento de Marketing” e “Planejamento Estratégico”, eu escrevi sobre a importância do planejamento, o qual sempre deve estar em consonância com a realidade do mercado. Sem pesquisa, portanto, não há como saber o que está acontecendo, fato que pode ser relativamente fácil de controlar dentro da sua organização mas toma dimensões incontroláveis ao considerar fatores externos (sugiro a utilização da “Análise SWOT” para este tipo de situação).

Pensando nisso, eu tive acesso ao relatório da empresa Euromonitor International, a qual estabelece um panorama geral para os próximos 5 anos. O artigo é de Novembro de 2012 mas, como projeta uma perspectiva de 5 anos, ainda estamos no início da previsão que traça um perfil realista da dinâmica global cujos efeitos afetam diretamente os nossos mercados. Embora sejam previsões em uma esfera macro, influenciando nossos negócios de uma forma de outra, destaco os itens 2, 3, 4 e 9 por serem mais suscetíveis à manipulação dos nossos objetivos de marketing, sendo variáveis um pouco mais fáceis de serem exploradas por nossas empresas. Apesar dos imensos desafios, precisamos acreditar em um mundo melhor e assim fazê-lo por intermédio de nossas empresas para que possamos gerar desenvolvimento econômico e sustentável através do “Marketing 3.0”.

Eis as tendências mapeadas:

1. UM FUTURO INCERTO.

As incertezas políticas e econômicas estão em nível de alerta há anos e a situação deverá continuar com o fluxo sobre os efeitos para os consumidores que, tendo em conta os tempos de incerteza, apresentarão cautela na tomada de decisões de compra.

2. A CLASSE MÉDIA EMERGENTE.

A expansão da classe média nos mercados em desenvolvimento tem sido um dos principais resultados do crescimento econômico, conforme enormes faixas dessas populações saem da pobreza para formar uma base de consumidores cada vez mais exigentes e sofisticados.

3. UMA JUVENTUDE DESCONTENTE.

Um dos principais resultados da recessão para as economias avançadas é a falta de perspectivas decentes para os jovens, os quais enfrentam alta taxa de desemprego, gastos com educação, o aumento do custo de vida, a falta de habitação a preços acessíveis e os encargos para suportar o envelhecimento da população no futuro.

4. A DIVISÃO ENTRE RICOS E POBRES.

A desigualdade tem estado em evidência nos últimos anos mas está se tornando cada vez mais um foco de agitação social e de interesse da grande mídia. As razões para a desigualdade incluem mudanças nos padrões de emprego, aumentos salariais desproporcionais, o desenvolvimento tecnológico, a urbanização, políticas governamentais e fatores demográficos.

5. O DESAFIO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.

Cada vez mais os padrões climáticos erráticos e elevação do nível do mar serão uma das maiores ameaças para as populações ao longo dos próximos cinco anos e além. Mais notavelmente, secas e inundações vão continuar a causar estragos na produção de alimentos, afetando os preços dos mesmos nos próximos anos.

6. UM MUNDO EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.

A combinação de baixas taxas de natalidade e a maior expectativa de vida está levando ao processo de envelhecimento. O envelhecimento da população terá impacto sobre as perspectivas futuras de crescimento econômico, devido à força de trabalho reduzida, economias menores e as taxas de investimento. Ao mesmo tempo, a despesa pública relacionada com o aumento da idade é projetada para aumentar fortemente.

7. A TRANSIÇÃO URBANA.

Embora a urbanização seja outra tendência de longo prazo, o ritmo acelerou notavelmente nos últimos anos e o crescimento das cidades atingiu níveis sem precedentes nos mercados emergentes. O êxodo do campo para as cidades é em grande parte impulsionado por um desejo de autonomia econômica. A mudança global para a vida urbana está moldando os mercados de demanda e de consumo.

8. PESSOAS EM MOVIMENTO.

À medida que o mundo torna-se menor, enquanto que fica mais barato viajar e as restrições mais relaxadas, mais pessoas estão escolhendo viver, estudar ou trabalhar no exterior. A migração contínua tem um impacto significativo sobre economias, comerciantes e consumidores. Maior diversidade étnica oferece aos comerciantes uma riqueza de oportunidades.

9. UM MUNDO MAIS CONECTADO.

A internet está sendo cada vez mais acessada via smartphones e tablets, conforme os consumidores buscam conveniência e mobilidade. Quase um terço dos consumidores online globais têm agora acesso à Internet em seus smartphones. Sites de mídias sociais como Facebook e Twitter estão mudando a maneira como as pessoas interagem umas com as outras. A estratégia de mídia social bem sucedida será uma prioridade para as empresas de todo o mundo.

10. CHINA TORNA-SE GLOBAL.

Investimentos da China no exterior foram anteriormente concentrados nos países em desenvolvimento e em um punhado de economias ricas em recursos como a Austrália e Canadá. Mas desde 2008 o foco de investidores chineses começou a mudar para a América do Norte e Europa. Várias marcas chinesas entraram na arena global e estão procurando desafiar as posições das marcas internacionais estabelecidas. Especialistas esperam que os investimentos de empresas chinesas no exterior gerem um crescimento explosivo na próxima década.

Fonte: Euromonitor International

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s