Como Fazer Um Vídeo Viral

Marketing Digital

Os vídeos virais são aqueles que, em questão de dias ou horas, são assistidos por milhares de pessoas em um país ou mesmo no mundo inteiro. Como numa epidemia causada por um vírus, a rapidez com que se espalha na Internet é o que caracteriza este tipo de comunicação, a qual pode envolver desde uma situação engraçada até algo mais sério, desde que mexa com a emoção das pessoas.

Mas para o exemplo logo abaixo, a dica de produção é bastante simples. Primeiro, vire um astronauta. Segundo, arranje um tempinho quando estiver na Estação Espacial Internacional e…

Calma aí… É apenas uma brincadeira! Na verdade, não existe uma fórmula mágica para produzir um vídeo viral. E não se iluda: o dia em que alguém descobrir isso, pode ter certeza que vai manter a fórmula muito bem escondida e não vai sair por aí divulgando isso aos 4 ventos! Mas existem pequenas pistas, como um conteúdo único, divertido e inusitado, que passe uma mensagem positiva e de apelo emocional, além da estratégia de conseguir a adesão de influenciadores da web que espalhem o vídeo rapidamente. A comunicação precisa ser humana, de alcance universal e não de nicho, disponibilizada de preferência no YouTube (que é a plataforma de vídeos com maior tráfego na Internet) e compartilhada depois no Facebook (que perde apenas para o YouTube em termos de visualizações segundo o site TechCrunch)

Tá bom! Eu reconheço que são dicas muito fracas para produzir um vídeo viral. Mas se eu não colocasse este título chamativo muito provavelmente você não leria esta postagem, sinal de que um bom título também ajuda muito nessa empreitada. Aliás, o próprio YouTube é muito bem indexado pelo Google, havendo campos específicos para você digitar as palavras-chave do seu negócio na hora de fazer os uploads, sendo o título do vídeo um item de texto a ser pensado de forma estratégica, da mesma forma que é para sites e blogs em geral.

O vídeo logo abaixo não foi feito dentro de um estúdio. Trata-se do comandante Chris Hadfield, astronauta canadense que, um pouco antes de voltar da sua missão na Estação Espacial Internacional, resolveu usar a criatividade ao fazer um clipe com o clássico de David Bowie, Space Oddity, adaptando alguns versos para a situação real.

O vídeo foi um viral explosivo em Maio deste ano mas hoje eu trombei com ele novamente e resolvi compartilhá-lo por aqui, já que estou de bom humor! Vale muito a pena dar um play neste lindo vídeo e entender na prática porque ele tornou-se uma comunicação viral com 17.391.934 visualizações no YouTube até o momento! Quem sabe você não fica inspirado a fazer um vídeo para a sua empresa?

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s