Marketing Institucional: Onde Está o Erro?

Marketing InstitucionalVocê sabe definir o que é a Internet?

A pergunta pode soar idiota em um primeiro momento e a resposta-padrão surgirá em sua mente quase como um mantra: “uma rede mundial de computadores”. Do ponto de vista técnico é isso mesmo, mas a resposta é muito mais ampla e está longe de ser algo óbvio. Já mencionei isso antes por aqui e volto a repetir:

A Internet é uma rede mundial de pessoas. Pessoas dos mais variados gostos, gêneros, nacionalidades, etnias, classes sociais e formações culturais interligadas umas às outras muito facilmente por meio de seus PCs, notebooks, tablets, smartphones e o que mais surgir com acesso à grande rede. Quase 2 bilhões e meio de pessoas (2,405,518,376 de acordo com o Internet World Stats) utilizando a Internet neste exato momento e esse número, obviamente, não para de crescer.

Sendo a Internet, portanto, uma rede de pessoas, que tipo de relação você estabelece com clientes existentes e vindouros, já que a palavra “relação” aqui tem a ver com os conceitos de rede e de atenção? Por que atenção? Na Internet de hoje, riqueza de informação gera pobreza de atenção. Anote isso: riqueza de informação gera pobreza de atenção! Em outras palavras, as pessoas estão na Internet mas, com tantos sites (aproximadamente 526 milhões de acordo com a Netcraft em 2011!) e tanta informação hoje disponível como você espera que as pessoas encontrem sua empresa, navegando nos vastos oceanos da Internet? De que jeito você pode atrair e fisgar clientes nesses mares com tantas maravilhas competindo para chamar a atenção deles? Muito mais do que simplesmente estar, de que forma você pode gerar atração dentro da Internet? Muito mais do que informar, de que forma você pode engajar dentro da Internet? Muito mais do que uma rede mundial de computadores, de que forma a Internet pode ser encarada estrategicamente, servindo de fonte de negócios para a sua empresa? Muito mais do que clientes, de que forma você pode gerar evangelizadores da sua marca dentro da Internet?

Todas essas perguntas envolvem ideias, criatividade, emoção, paixão e liderança, componentes humanos que máquina alguma será capaz de reconhecer e técnica alguma será capaz de reproduzir sem uma estratégia de marketing apontando o norte para o seu navio. De que navio estou falando? Do navio fantasma do site da sua empresa à deriva nos oceanos de bits e bytes do planeta Internet. Neste estado de completo abandono, é natural para muitos empresários ver um site como algo afastado de seus negócios em terra firme, já que os oceanos de bits e bytes ainda são encarados como locais inóspitos ao invés de grandes fontes de riqueza. E mesmo para quem já descobriu as oportunidades presentes na Internet, como é possível aumentar sua presença exploratória, fazendo de você o senhor dos 7 mares?

Siga minha dica: comece estudando minuciosamente as pessoas (clientes), organize, planeje e sistematize todas as sacadas geradas em segundo lugar e explore as ferramentas tecnológicas disponíveis por último, de forma que elas possam concretizar tudo aquilo que foi planejado. Vai por mim: a ordem é essa! Não tente inverter o processo, achando que um típico site institucional já é mais do que suficiente. Você tem que fazer muito mais, oferecendo informação relevante para os seus clientes de forma distribuída dentro da Internet. Pare de falar sobre sua empresa e comece a falar sobre os problemas de seus clientes, sobre aquilo que realmente importa para eles e não essas baboseiras de visão, missão e ISO 9000 que não inspiram ninguém. Como você espera atrair a atenção de tantos peixes na Internet utilizando como isca a foto da fachada da sua empresa? Putz! Não está claro? Use uma minhoca pois é isso que um peixe quer!

Você não conquista máquinas; você conquista mares e pessoas. Você não engaja uma rede de computadores;  você engaja uma rede de clientes com produtos, serviços e muito humanismo, mesmo no mercado B2B!

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s