Por que Afronta Marketing?

Afronta MarketingEu já expliquei isso em uma outra postagem (“Como Está Sua Logomarca?“) mas, devido aos questionamentos que eu ainda recebo sobre a razão de ter escolhido esse nome “tão incomum”, resolvi explorar o tema novamente.

O nome Afronta tem a ver com minha personalidade inquieta e questionadora, com as coisas nas quais eu acredito e com o período em que vivemos. É a confluência da força do indivíduo com a percepção de uma necessidade de mercado, resultando em um modelo de negócio autêntico e viável, fugindo das fórmulas engessadas e assim gerando diferenciação.

Em um mundo cada vez mais interconectado, com a Internet revolucionando o jeito tradicional de se fazer as coisas, sendo palco inclusive de altas mobilizações sociais em alguns países, sejam em protestos contra certas medidas do governo ou contra o poder econômico (Occupy Wall Street) ou ainda ações muito bem orquestradas para provocar a queda de regimes políticos repressores (Primavera Árabe), o poder passa para as mãos de qualquer pessoa munida de um PC, notebook, tablet ou smartphone com acesso à Internet. Na esfera corporativa, foi-se a época em que verbas milionárias de marketing eram necessárias para fazer uma boa divulgação na mídia de massa tradicional. Agora, por questões de tecnologia, alcance e baixo custo, a Internet possibilita atingir um número muito maior de pessoas de um jeito muito mais eficiente e com verbas absurdamente inferiores, colocando as pequenas empresas em pé de igualdade ou até mesmo em condições mais favoráveis que as grandes corporações. Mesmo falando sobre marketing e vendas, toda a dinâmica de comunicação se inverteu, sendo agora o consumidor na frente de um computador quem está no comando de todo o processo de uma forma descentralizada, sendo ao mesmo tempo consumidor, produtor e distribuidor de informação.

Desta maneira, o conceito de marca Afronta Marketing possui a seguinte perspectiva de interpretação:

Do ponto de vista do paradigma predominante, do poder estabelecido, do monopólio das grandes empresas, dos sistemas tradicionais de concentração de poder e de controle, a proposta da Afronta Marketing pode soar como um insulto, uma desonra, uma afronta ao capitalismo predominante. Os mais tradicionais podem enxergam a novidade, a criatividade e a inovação como ameaças ao status-quo, promovendo mudanças que não interessam aos privilégios mantidos por corporações mais preocupadas com a maximização dos lucros do que com a maximização do valor para o cliente. Por isso, o nome possui um forte tom de provocação, cumprindo com uma das funções do marketing que é chamar a atenção pela diferenciação, dizendo de que forma somos diferentes e únicos no que fazemos.

A marca Afronta representa o espírito de uma empresa jovem, moderna, antenada com as novidades e com os problemas do mundo. Indignada com a velha forma de enxergar e fazer as coisas, é uma marca que acredita no poder do empreendedorismo para gerar mudanças que promovam uma sociedade muito mais igualitária, sustentável e inteligente. Possui carga emocional, conta uma estória e também serve ao propósito de gerar discussão quando alguém entra em contato com o nome pela primeira vez.

Da mesma forma, a sua empresa precisa criar uma marca que possua uma estória, que gere emoção e que tenha relação com alguma causa na qual você acredita. Isso porque a  sua marca acabará atraindo pessoas e empresas que estejam alinhadas com os seus valores e não com o seu dinheiro (estratégia em perfeita concordância com a teoria do Golden Circle de Simon Sinek apresentada no vídeo logo abaixo). Do contrário, sua empresa será apenas mais uma, representada por um cartão de visitas perdido em alguma gaveta empoeirada de um cliente em potencial que nunca se lembrou de você. Esse é o preço da mediocridade, problema de saúde apenas remediado por boas doses de Marketing com “M” maiúsculo na sua empresa.


Concluindo, o nome é para se incomum mesmo, para que a marca seja lembrada, para gerar discussão, diferenciação e destaque diante das demais. E é justamente essa a função do Marketing, ainda mais hoje em dia em que o déficit de atenção vem crescendo exponencialmente, na medida em que se agigantam os volumes de informação e conhecimento disponíveis na Internet.

Abs!

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s