Marketing Digital ou Multinível?

“Crossing”, por Erik Johansson (conheça este fantástico trabalho em: http://erikjohanssonphoto.com/)

Tenho sido testemunha de uma crescente confusão entre as definições de Marketing Digital e Marketing Multinível (MMN ou Marketing de Rede, como também é conhecido), situação que atentou-me para a necessidade de esclarecer as coisas.

Marketing é uma daquelas palavras muito usadas e pouco entendidas, sendo a deturpação do significado original um problema muito frequente no mercado. Na postagem “Marketing é Safadeza?”, eu apresentei a minha própria definição de Marketing, conceito cujo significado mais abrangente eu repasso logo abaixo:

“Marketing é o eterno processo de adequação das atividades diárias de organizações diversas com o objetivo de satisfazer necessidades humanas e gerar riqueza como resultado.”

Já na postagem “Os 5 Maiores Mitos de Marketing”, eu defini o conceito de marketing de uma forma mais operacional:

“Muito resumidamente, trata-se da área responsável pela pesquisa, planejamento, solicitação e acompanhamento das ações de comunicação que fomentarão leads (primeiro contato de uma pessoa com a sua empresa, sem ser cliente ainda), gerando visibilidade, diferenciação e valorização da marca ao longo do tempo. Sendo também responsável pelo suporte, fornecendo material educacional para os vendedores utilizarem ao longo do ciclo de vendas com os seus clientes, trata-se do processo inicial e intermediário das inúmeras ações que culminarão no batimento das metas de vendas.”

O conceito de Marketing Digital, por sua vez, trata-se da definição acima apresentada com a diferença de, neste caso, as organizações utilizarem a Internet como ferramenta de pesquisa, publicidade, relacionamento e vendas. Trata-se de um conceito muito amplo e não vou me estender muito sobre o que isso envolve por aqui.

Já o Marketing Multinível caracteriza-se essencialmente por um sistema de vendas pessoa a pessoa (por indicação) e não por marketing propriamente dito. Talvez por apresentar semelhanças com o conceito de “marketing boca a boca” (expressão também equivocada, na minha opinião), muita gente tenha adotado erroneamente o nome e a confusão tenha começado a partir daí. Embora também seja confundido com o sistema de pirâmide, o Marketing Multinível apresenta uma estrutura de rede semelhante mas com a fundamental diferença de basear o seu modelo de negócio na venda de produtos e/ou serviços e não exclusivamente no ingresso de participantes.

Grandes empresas como Avon, Amway e Herbalife já trabalhavam com o Marketing Multinível antes mesmo da Internet existir mas, no cenário atual, este modelo de negócio baseado em rede de contatos encontra na maior rede de todas (a Internet) a principal forma de operação por questões de alcance, tecnologia e baixo custo. Com a Internet, este sistema de vendas vem ganhando cada vez mais força, seja sozinho ou combinado com outros sistemas dentro das organizações, estando presente nos modelos de negócio da Natura, Tupperware e Polishop, por exemplo.

Embora eu não tenha nada contra esse sistema de vendas é importante salientar que a Afronta Marketing não trabalha com Marketing Multinível. Somos uma consultoria empresarial com foco em marketing, treinamento e palestras, sendo o Marketing Digital parte do escopo de nossa consultoria. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, eu sugiro acessar a seção Marketing Digital deste blog.

Abs!

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s