Os Top 5 do Super Bowl

Marketing Digital

O Super Bowl é o campeonato da Liga Nacional de Futebol (NFL em Inglês) norte-americano, sendo a grande final o horário mais caro e disputado pela publicidade da TV mundial. Com isso, já é tradicional a veiculação dos comerciais de TV mais fodásticos e criativos, constituindo a vitrine de ouro para as marcas mais poderosas do planeta.

Neste ano, ao longo do jogo vencido pelo time dos Baltimore Ravens, foram exibidos 54 comerciais. Não tive a oportunidade de ver todos mas, entre os 20 que eu vi, escolhi e repasso agora os 5 melhores comerciais na minha opinião. Com exceção do vídeo do tira-manchas da Tide, os que eu mais gostei são de marcas de automóveis. Talvez pelo fato de, tradicionalmente, a publicidade para automóveis apelar justamente para as nossas emoções. Seguem os meus top 5:

5° Lugar) “Don´t Tell” – Hyundai. Um comercial muito bem direcionado para o público-alvo deste segmento. Quem tem filhos vai se identificar com a famosa frase “não conte para a sua mãe” e vai fazer a devida conexão do automóvel com o seu dia a dia, onde as vezes vale a pena um pouco de transgressão.


4° Lugar) “Miracle Stain” – Tide.
Este comercial do tira-manchas da Tide faz uso do bom-humor com sua “mancha milagrosa” e finaliza de forma triunfal, comunicando a proposta de valor do produto com uma pitada de sarrinho do time do San Francisco 49ers, equipe que acabou perdendo a final.


3° Lugar) “Space Babies” – Kia
. Com produção impecável utilizando computação gráfica, este comercial faz uso de um conceito aparentemente fora do contexto da venda de um carro mas que, no fundo, possui íntima relação com o dia a dia do público-alvo, sendo caracterizado por casais com filhos pequenos que precisam do espaço característico de uma SUV.


2° Lugar) “Soul” – Mercedes-Benz
. Novamente, um comercial muito bem direcionado para o público-alvo deste segmento. Conceito excelente para lançamento de um carro novo da Mercedes a um preço mais acessível, objetivando atingir outro tipo de público que sempre sonhou com um padrão de vida diferente, onde um carro da famosa marca faria todo o sentido. Com direito a participação do ator hollywoodiano Willem Dafoe.


1° Lugar) “Farmer” – Ram Trucks
. O campeão, na minha humilde opinião. Além da ousada quebra de paradigmas representada pela troca de imagens em movimento por imagens paradas em um comercial de carros para TV (chega a ser até contra-intuitivo), o texto atinge em cheio o emocional do público-alvo do segmento de pick-ups grandes nos Estados Unidos. Segue também a tradução do texto abaixo do vídeo para você acompanhar:


E no oitavo dia, Deus olhou para baixo em seu paraíso planejado e disse: “Eu preciso de um caseiro.” Então Deus fez um fazendeiro.

Deus disse: “Eu preciso de alguém disposto a levantar-se antes do amanhecer, ordenhar as vacas, trabalhar o dia todo no campo, ordenhar as vacas de novo, comer a ceia, em seguida, ir para a cidade e ficar até meia-noite em uma reunião da diretoria da escola.” Então Deus fez um fazendeiro.

Deus disse: “Eu preciso de alguém disposto a sentar-se durante toda a noite com um potro recém-nascido e vê-lo morrer. Em seguida, secar os olhos e dizer: ‘Talvez no próximo ano.’ Eu preciso de alguém que pode dar forma a um cabo de machado, que pode fazer uma ferradura com pedaço de pneu de carro, que pode fazer um chicote de fio, que pode usar sacos de ração e fazer sapatos com as sobras. Alguém que, durante a época de plantio e safra vai terminar a sua semana de 40 horas ao meio-dia terça-feira e, em seguida, com dor nas costas por causa do trator, fazer mais 72 horas.” Então Deus fez o fazendeiro.

Deus disse: “Eu preciso de alguém forte o suficiente para podar árvores e levantar fardos, mas suave o suficiente para ajudar a parir cordeiros, desmamar porcos e cuidar de galinhas. Alguém que vai parar de carpir para providenciar uma tala para a pata de uma cotovia”.

Tinha que ser alguém para arar de forma profunda e reta. Alguém para semear, eliminar as ervas daninhas, alimentar a criação, arar, plantar, amarrar a lã e coar o leite. Alguém que tivesse uma família unida com fortes e ao mesmo tempo tenros laços de partilha, que iria rir, suspirar e então responder com olhos sorridentes, quando seu filho diz que quer passar a vida fazendo aquilo que o pai faz. Então Deus fez um fazendeiro.

E você? O que acha desta pequena lista?

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s