30 Tendências para 2013 (parte 2)

crystal_ball_by_kestya-d52gkyfImagem: Crystal Ball por Kestya – Kestya.deviantart.com

Dando continuidade às previsões para 2013 iniciadas na postagem anterior, seguem mais 20 tendências cujo conteúdo algumas vezes coincide ou se intercala com o conteúdo dos primeiro 10 itens. Nada mais natural uma vez que estou utilizando como base os informativos de duas empresas distintas mas de reputações igualmente altas que são a TRENDWATCHING e HUBSPOT,  “coincidências” que são mais uma sinalização de que tais tendências terão grandes chances de se concretizar no ano que vem. Segue a lista:

TENDÊNCIA NÚMERO 11: COMUNICAÇÃO EM TEMPO REALPrevisoes_Tempo Real
Em 2013, seremos testemunhas do crescimento da comunicação em tempo real para gerar negócios. Consumidores engajados com as suas marcas por meio de chats em websites, em mídias sociais ou qualquer outra forma de tecnologia na Internet serão uma oportunidade naquele exato momento em que eles estiverem ali e não quando for mais conveniente para a sua empresa. Isso representa uma quebra de paradigma na concepção da campanha publicitária, onde o agendamento de peças, inserções, eventos e a comunicação unilateral via “goela abaixo” ao longo do tempo sempre foi a lógica do marketing tradicional. Embora não seja novidade, a comunicação em tempo real será intensificada em 2013, fazendo com que independente do dia e do horário os consumidores tenham respostas para aquilo que eles buscam de forma instantânea e de uma forma que isso acabe gerando vendas.

TENDÊNCIA NÚMERO 12: MARKETING SEM FRONTEIRASPrevisoes_Mkt Sem Fronteiras
Em 2013, o cenário onde o marketing permanece circunscrito ao seu próprio departamento ficará ainda mais inviável. Devido à explosão do uso das mídias sociais, praticamente todos os colaboradores das empresas possuem perfil nessas redes, fenômeno que faz de cada funcionário (para o bem ou para o mal) um porta-voz do seu negócio. Em 2013, é de fundamental importância que haja uma cultura de marketing em sua empresa para que cada ponto de contato e não apenas o profissional de marketing seja um representante da sua empresa na Internet.

TENDÊNCIA NÚMERO 13: CONHECENDO OS CLIENTES MAIS A FUNDOPrevisoes_Mais a Fundo
Devido à convergência de certas tecnologias, será cada vez mais desejável ir além do entendimento das informações demográficas de seus clientes. Sistemas de CRM, dados de comportamento na web, dados de conta além de sistemas de processamento de ordem de pagamento e de serviço tendem a ficarem mais fáceis de serem integrados, tornando possível a mensuração e o subsequente acionamento de ações com base no comportamento dos clientes. Portanto, 2013 tende a ser um ano de investimento em automação de marketing, mais focado na integração de sistemas diversos do que na simples e óbvia captura de dados de consumo. Com isso, uma visão mais unificada sobre os consumidores será cada vez mais viável, configuração que gerará inteligência e, consequentemente, mais vendas também.

TENDÊNCIA NÚMERO 14: MARKETING SERÁ AINDA MAIS FUNDAMENTAL PARA A GERAÇÃO DE RECEITAPrevisoes_Receita
Em 2013, o marketing começará a contribuir de forma mais crítica para a geração de receita. Isso não somente por causa da mensuração do tráfego e da geração de leads mas também pela otimização de processos que impactam diretamente no crescimento das vendas como sistemas de CRM (Customer Relationship Manager), por exemplo. Para tanto, novas KPIs serão necessárias para alinhar o Marketing Digital com receitas ainda mais agressivas.

TENDÊNCIA NÚMERO 15: MÍDIAS SOCIAIS TORNAM-SE MAIS INTEGRADASPrevisoes_Integracao
Certas funcionalidades de integração como postar um artigo no Facebook e Twitter ao mesmo tempo já existem mas tendem a se tornarem ainda mais amplas e complexas em 2013. Nos próximos 12 meses veremos uma maior integração entre as mídias sociais e os profissionais de marketing digital poderão contar com a mescla da sua base de contatos com comportamento capturado nas mídias sociais para estabelecer segmentações mais precisas em tempo real ou quando forem fazer uso de calls to action ou campanhas de e-mail marketing em um momento posterior. Consequentemente, será possível produzir conteúdo personalizado com mais precisão e assim contribuir para o aumento das conversões de leads em clientes.

TENDÊNCIA NÚMERO 16: SMARTPHONES COMO FERRAMENTAS DE MARKETING
Previsoes_Smartphones As pessoas estão comprando mais smartphones do que PCs. Assim, é cada vez mais óbvio que é no celular que os profissionais de marketing precisam estar presentes. De acordo com um estudo da IBM lançado em junho de 2012, quase nove em cada 10 profissionais de marketing ao redor do mundo querem ter um site móvel, um aplicativo móvel ou um plano para atuar nesse mercado em um futuro próximo. No entanto, apenas 1 em cada 5 atualmente executa táticas de marketing móvel como parte de campanhas integradas. Em 2013, os profissionais de marketing vão finalmente listar móvel como um item importante na sua estratégia de marketing. Até o final do ano, os smartphones vão se tornar um canal mais estratégico para muitos negócios.

TENDÊNCIA NÚMERO 17: MÍDIAS SOCIAIS E MARKETING DE CONTEÚDO IMPACTAM AINDA MAIS O SEOPrevisoes_SEO
Durante a última década, os profissionais de marketing enxergaram as mídias sociais, o marketing de conteúdo e o SEO (Search Engine Optimization) como táticas separadas e práticas segmentadas mas essas barreiras estão desmoronando. Nos últimos 24 meses, temos visto a sobreposição entre pesquisa, mídia social e conteúdo aumentarem em um ritmo rápido, fenômeno impulsionado pelas inovações dos motores de busca e reforçada pelas correlações de compartilhamento social e comportamento de ranking. Em 2013, muitos dos profissionais de marketing mais bem sucedidos tratarão essas práticas não como canais diferentes, mas como elementos otimizáveis ​​de um todo, enxergando o SEO de uma forma mais holística.

TENDÊNCIA NÚMERO 18: AS EMPRESAS CONTRATARÃO MAIS PROFISSIONAIS DE MARKETING DIGITALPrevisoes_Empregos
Além da base acadêmica em marketing tradicional que eu sempre insisto em dizer que é algo indispensável, em 2013 as empresas buscarão por profissionais com habilidades em criação de conteúdo, geração de leads e análise de dados. Com a crescente importância da análise de dados e do conteúdo, as empresas vão contratar mais profissionais de Marketing Digital em 2013. De acordo com as tendências medidas por SimplyHired, a busca por profissionais de Marketing Digital aumentou 52% desde Outubro de 2011. Cada vez mais, os currículos dos profissionais de marketing deverão ter palavras como “publisher” e “amante de tabela dinâmica”.

TENDÊNCIA NÚMERO 19: ACESSO A BASE DE DADOS SERÁ MAIOR E MAIS DIGERÍVELPrevisoes_Digerivel
O Gartner prevê que o investimento em TI chegará a US$ 232 bilhões até o ano de 2016. Mas até o momento, o acesso à base de dados pertencia predominantemente ao universo dos engenheiros, não dos profissionais de marketing. Em 2013, veremos um aumento de startups que serão dedicadas a tornar os dados mais acessíveis para as pessoas na parte frontal das empresas como vendas, desenvolvimento de negócios e profissionais de marketing. Uma dessas empresas, a Origami Logic, pretende dar aos profissionais de marketing o acesso a grandes dados de uma forma digerível e utilizável por eles especificamente.

TENDÊNCIA NÚMERO 20: CONTEÚDO INTELIGENTEPrevisoes_Mais Inteligente
A primeira empresa a lançar mão do mecanismo de recomendação, sistema através do qual um site armazena as informações de compra de um consumidor específico e depois sugere produtos associados com base na compra anterior foi a Amazon. De lá para cá, outras empresas adotaram o mesmo tipo de sistema e hoje o mecanismo de recomendação constitui uma tecnologia mais conhecida. Dados orientados a personalização ou conteúdo dinâmico, tornou-se uma prática mais comum atualmente, embora não totalmente difundida no mundo do marketing. Em 2013, nós vamos começar a ouvir mais sobre conteúdo adaptativo ou ”conteúdo inteligente”. Como o contexto torna-se cada vez mais importante em qualquer estratégia de Marketing Digital, o conteúdo dinâmico permite que os profissionais de marketing personalizem mensagens para o público certo, na hora certa.

TENDÊNCIA NÚMERO 21: MARKETING MAIS HUMANOPrevisoes_Mais Humano
Em 2013, iremos começar a ver as organizações se tornarem “mais humanas” através das mídias sociais e de conteúdo relevante. As empresas vão desenvolver uma personalidade mais humana através do storytelling. Corporações tornar-se-ão menos “sem rosto” e a confiança entre as empresas e os consumidores continuará a crescer. Isso porque o advento das mídias sociais fez desaparecer a dicotomia entre o mundo das mensagens interna e externa. Se um cliente fala para o seu departamento de serviço ao cliente, ele espera a mesma resposta que obteria se falasse com o departamento de marketing, de vendas ou de engenharia. Criar uma face unificada para o mundo externo é fundamental. Se a sua empresa quer construir relacionamentos de longo prazo, ela terá que ter uma voz consistente e humana, vinda de todos os níveis de sua organização.

TENDÊNCIA NÚMERO 22: VIDA LONGA AO E-MAILPrevisoes_Vida Longa
Não, o e-mail não está morto. E não vai ser em 2013 que veremos ele morrer. De fato, o e-mail continuará a ser uma parte importante do mix de marketing. No entanto, a maneira como ele será usado é que vai mudar. O e-mail marketing vai se tornar cada vez mais personalizado, relevante e orientado a base de dados em tempo real. E a compra de listas vai se tornar uma prática cada vez menos popular, mesmo porque, além de antiética ela efetivamente não funciona. Com uma mudança tão dramática para um marketing mais pessoal, 2013 vai ser palco de campanhas de e-mail segmentadas, destinadas a entrega de conteúdo mais relevante para os destinatários. A habilidade para segmentar listas de e-mail e personalizar conteúdo para elas ajudará a maximizar o efeito de cada e-mail, resultando em leads mais qualificados.

TENDÊNCIA NÚMERO 23: MARKETING DIGITAL E NÃO AUTOMAÇÃO DE MARKETING SERÁ A PRIORIDADEPrevisoes_Marketing Digital
Apenas alguns poucos anos atrás, a automação de marketing era o “must-have” nas listas de desejos dos profissionais de marketing. Infelizmente, a mentalidade “instale, configure e esqueça”, consequência típica da promessa da automação, resultou na condenação à morte de muitos e-mails por estes últimos terem sido tachados de spams (muitas vezes por justa causa). A promessa de automação de marketing começa a falhar porque não é apoiada por uma sólida fundação de Marketing Digital. Essencialmente, um número insuficiente de leads adentra no funil para manter o funcionamento automático da máquina de vendas. Isso é chamado de “morte por automação de marketing.” Em 2013, CMOs e executivos seniores irão alocar mais recursos para a criação de sistemas de Marketing Digital – gerando interesse, tráfego, leads e conversões – para apoiar o mecanismo de geração de demanda. O gráfico abaixo, fornecido pelo Google Trends, mostra que ao longo do tempo, os profissionais de marketing vão estar à procura de soluções e melhores práticas para o conceito geral de Marketing Digital (em vermelho), mais do que a automação de marketing propriamente dita (em azul).

Previsoes_Google

TENDÊNCIA NÚMERO 24: TECNOLOGIA DE MARKETING EVOLUIPrevisoes_Evolucao
Em 2012, vimos um monte de aquisições, IPOs, rodadas privadas de financiamento e o surgimento de novas startups. Como a indústria do marketing aquece, podemos esperar ainda mais ação. Esta é uma grande notícia para a indústria de marketing. Em 2013, vamos ver duas grandes mudanças no cenário da tecnologia:

1°: Mais investimento em soluções de tecnologia que agreguem ao marketing de conteúdo, gestão de mídia social, mensuração de marketing, atribuição e ROI. Mais importante ainda, softwares e serviços que são integrados com outros canais, departamentos e bases de dados constituem tecnologias fundamentais. Na verdade, o Gartner prevê que os CMOs irão gastar mais do que os CIOs até 2017. Especificamente, os profissionais de marketing vão gastar mais em soluções tecnológicas integradas, as quais eliminam os silos de dados.

2°: À medida que mais widgets, gadgets e dispositivos entram no mercado, os profissionais de marketing terão de descobrir como usar cada plataforma da maneira mais apropriada. As novas tecnologias (dispositivos móveis de todas as formas e tamanhos, e serviços baseados em localização) continuarão a crescer, mas os melhores profissionais de marketing vão perceber que não é sobre entuchar mais anúncios em novas plataformas, trata-se de usar novas tecnologias para melhorar os seus poderes de atração e engajamento.

TENDÊNCIA NÚMERO 25: EDIÇÃO DE CONTEÚDO EM ALTA
Previsoes_Edicao O conteúdo continua sendo o rei, quer você goste disso ou não. Criar mais e mais conteúdo estará entre as prioridades para as equipes de marketing em 2013. Além do aumento na alocação de orçamento para a criação de conteúdo, vamos encontrar serviços de edição e “mercados de conteúdo” que vão ajudar os profissionais de marketing a entregarem mais em um mundo de conteúdo pesado.

TENDÊNCIA NÚMERO 26: CONTEÚDO CROWDSOURCING CRESCEPrevisoes_Crowd
Conteúdo gerado socialmente, ou seja, a forma pela qual a sua audiência ajuda a construir conteúdo para a sua empresa (normalmente através de concursos) tem sido feito há anos. Mas ainda há maiores oportunidades para plataformas de crowdsourcing que contribuam para novas ideias de marketing. Conforme a marca social cresce, os profissionais de marketing encontrarão mais formas de alavancar a criatividade através da construção de conteúdos interessantes e virais com suas rede de fãs e seguidores.

TENDÊNCIA NÚMERO 27: OS GAMES VIERAM PARA FICARPrevisoes_Games
Esperem para testemunhar a convergência entre o mundo do marketing e o mundo dos games durante o próximo ano. O sucesso do game social Farmville é apenas um simples exemplo. A tendência é que o marketing vai se tornar mais interativo na forma como ele é implantado e consumido. A utilização de jogos como forma de se fazer marketing vai ajudar a aumentar a viscosidade do conteúdo por meio do seu valor de entretenimento, recompensa e habilidades de aprendizagem. Talvez através da comunicação via games, a publicidade seja mais digerível e até mais agradável ao invés de ser evitada.

TENDÊNCIA NÚMERO 28: UMA IMAGEM VALE MAIS QUE 1000 PALAVRAS
Previsoes_Facebook e Instagram De forma quase que profética, eu escrevi a postagem “Sua Imagem nas Redes Sociais” em Agosto deste ano falando justamente sobre a crescente importância das imagens na Internet dos dias de hoje. Com toda a atenção voltada para o conteúdo escrito, isto não significa que o texto é a única forma que funciona. Sites como o Pinterest e Instagram provam que o conteúdo visual vale realmente 1000 palavras (no caso do Instragram, valeu a bagatela de US$ 1 bilhão). Infográficos, fotos, vídeos e outras formas de interação visuais irão aumentar nos próximos anos, conforme as pessoas tendem a digerir maiores volumes de informação, mais rápido do que nunca.

TENDÊNCIA NÚMERO 29: CONTEXTO É O NOVO AMIGO DO CONTEÚDOPrevisoes_Contexto
Para fazer um marketing melhor em 2013, os profissionais terão de ir além de simplesmente criar conteúdo para adentrar na promoção de uma experiência personalizada para o seu público-alvo. Essas experiências serão possibilitadas pela astúcia do pesquisador no trabalho de personalização: as coisas que você aprendeu sobre os seus leads ao longo de meses e anos de relacionamento com eles. As coisas que seus clientes fazem, o que eles dizem, os sites que eles gostam, os produtos que compram, o seu nível de satisfação com a sua empresa – tudo para ter relacionamentos mais profundos e de melhores resultados.

TENDÊNCIA NÚMERO 30: MARKETING OFFLINE PERDE TRAÇÃO
Previsoes_Perde Tração O marketing offline recebe uma taxa de resposta de 2%, se você tiver sorte. Já o marketing digital, por outro lado, pode produzir taxas de conversão 10x mais elevadas. Isso porque os prospects tendem a responder a conteúdos mais úteis e educacionais no mundo online. Mais do que nunca, os investimentos em marketing offline se deslocarão para o marketing digital. De acordo com um estudo de 2012, um terço dos CMOS disseram que mais da metade de seus orçamentos migraram do marketing tradicional para Marketing Digital no ano passado.

E é assim que desligo minha bola de cristal digital para finalizar minhas previsões para 2013, desejando que tais informações sejam úteis para você tirar o melhor proveito possível do ano que se aproxima, caro leitor do meu blog.

* Postagem baseada no informativo “20 MARKETING TRENDS & PREDICTIONS FOR 2013 & BEYOND” da empresa HUBSPOT.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

2 comentários em “30 Tendências para 2013 (parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s