Logotipo da Apple Sob a Mira da Igreja

Não é segredo pra ninguém que sou fã de Steve Jobs e da Apple. Há muito tempo eu acompanho a trajetória do profissional não mais entre nós e da marca da maçã e não vou entrar aqui no mérito das razões que me levam a ser um Apple maníaco, deixando essas justificativas para uma outra postagem. Como consumidor dos produtos produzidos pela empresa e sob o ponto de vista da liderança, inovação e do empreendedorismo, eu acredito que a história de Steve Jobs e da Apple deve ser necessariamente conhecida por todo empreendedor, seja do setor de tecnologia ou não. No momento, todavia, eu gostaria de abordar uma outra questão relacionada com a Apple, inspirada por uma coisa absurda que eu li esses dias na Internet (vejam a notícia na íntegra).

A notícia dá conta de que cristãos ortodoxos da Rússia exigem que o logotipo da empresa seja substituído por uma cruz, uma vez que o fruto-símbolo da Apple é amplamente reconhecido como o fruto proibido consumido por Adão e Eva de acordo com a tradição cristã. Não satisfeitos com essa reivindicação estapafúrdia, os ortodoxos ainda exigem a suspensão das vendas da Apple na Rússia e a condenação da empresa por envolvimento em ações antirreligiosas.

Por incrível que pareça, a proposta poderia ser aprovada devido a uma nova lei em trâmite no parlamento russo para condenar “insultos e blasfêmias contra valores religiosos”. De acordo com o site australiano Christian Today, o presidente Vladimir Putin pode aprovar a lei, visto que foi apoiado politicamente pela Igreja Ortodoxa Russa.

Com o perdão do trocadilho, não existe nada mais sagrado para as empresas do que o valor de suas marcas e o logotipo da Apple tem tudo a ver com com a questão do pecado mesmo no sentido de simbolizar a transgressão. Representando desde o início de sua criação a insatisfação com o poder vigente e com o status-quo, a história do logotipo da Apple tem tudo a ver com a personalidade de Steve Jobs, evocando a provocação no sentido de quebrar as regras, quebrar os paradigmas, além de simbolizar a maçã do conhecimento de Isaac Newton, a qual teria caído de uma árvore e teria inspirado um dos maiores cientistas da história a explicar a lei da gravidade.

Sendo não apenas fã da Apple e de Steve Jobs mas também um fã da liberdade, principalmente da liberdade de expressão, eu acharia muito mais sensato parar de vender os produtos da Apple na Rússia do que optar por uma eventual mudança de uma das marcas mais valiosas do mundo por causa desta completa insanidade mental. Se formos coniventes com esta dentre outras manifestações de fanatismo religioso que temos testemunhado em pleno século XXI, a gente caminhará seguramente para uma Segunda Idade das Trevas, provocando mais um retrocesso na história da humanidade. A conivência é tão culposa quanto a ação e resta-nos ter coragem de dizer não e enfrentar o obscurantismo, ainda que o mesmo venha protegido pelo poder apelativo e manipulador da religião.

Em quase qualquer situação, é completamente inaceitável agirmos feito idiotas. Se eu alegasse que o logotipo da Apple deveria ser banido e substituído por um outro que eu considerasse melhor, completando ainda que a empresa deveria ser punida por utilizar uma logomarca feia e desagradável aos olhos das regras do design e do bom gosto a esmagadora maioria das pessoas me crucificaria com razão. Mas vejam só: se você age feito um idiota dentro de um contexto religioso a atitude passa a ser amplamente aceita, sendo justificável até matar alguém como a própria história tem tristemente mostrado a qualquer um disposto a buscar a verdade. E é contra esse tipo de acefalia altamente tendenciosa que a gente deve lutar com todas as nossas forças em nome da razão e do bom senso ainda existentes em nosso cansado mundo.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s