Marketing de Conteúdo em Alta em 2013!

Uma pesquisa global com mais de 1300 profissionais de marketing promovida pela Outbrain, uma empresa que desenvolve uma plataforma para disponibilização de conteúdo, e a empresa de pesquisa de mercado eConsultancy revelou que 91% dos profissionais de marketing digital dentro das empresas utilizam marketing de conteúdo (para aqueles que desconhecem o termo, leiam sobre o significado de marketing de conteúdo no site da Afronta Marketing, mais precisamente neste link) para divulgar seus produtos e serviços. Dessa amostragem, 90% acredita que o marketing de conteúdo crescerá em 2013, elevando esse número para 93% em relação à mesma pergunta na opinião de agências e consultores.

O crescimento da importância do marketing de conteúdo ficou bem evidenciado no estudo, ao ponto de 64% dos entrevistados mencionarem que ele está se tornando uma disciplina independente dentro do marketing. Os motivos por trás dessa valorização, de acordo com os entrevistados, são os resultados que o marketing de conteúdo gera, fomentando o aumento do engajamento (52%), aumento no tráfico do site (42%), aumento na consciência de marca (35%), aumento das vendas (33%) e geração de leads (30%) dentre os principais benefícios apontados.

Tais resultados são atingidos mediante o uso de uma grande variedade de tipos de conteúdo disponibilizados por esses profissionais para atingirem suas audiências. Trabalhando com suas respectivas marcas, mencionaram que o marketing de conteúdo através de postagens em mídias sociais é a tática mais comum (83%), seguida por envio de newsletters (78%), publicação de notícias no site (67%), press releases (64%) e blogs (63%).

Apesar do avassalador reconhecimento da importância do marketing de conteúdo, inusitados 66% não tem um orçamento específico para o marketing de conteúdo, 64% não possuem uma estratégia definida e 54% das empresas não possuem uma profissional interno dedicado ao assunto. Isto significa que é preciso fazer muito ainda para dotar as empresas de um marketing de conteúdo estratégico, dentro de um planejamento adequado e alinhado com os objetivos mais amplos das corporações.

Na minha humilde opinião, ainda existe muito improviso nessas ações e faltam profissionais qualificados no mercado para as empresas optarem por uma solução in-house. E para essas situações, a terceirização através de agências de marketing constitui a solução mais apropriada.

Optando pela solução in-house ou pela terceirização, você está esperando o que para começar a colocar a mão na massa?

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s