Sua Imagem nas Redes Sociais

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Clichê pra caramba não essa frase, certo? Pois bem, embora soe como chavão mais do que desgastado, temos que ficar muito atentos em relação ao boom que fenômenos digitais como Facebook, Instagram e Pinterest vêm gerando ultimamente em relação ao uso de fotografias dentro da grande rede. Se até então o marketing de conteúdo pregava, e com toda a razão, que o texto era a grande locomotiva dentro da Internet, agora as imagens vem ganhando um gigantesco espaço.

É fácil entender a razão dessa tendência estar ocorrendo de forma tão rápida e com tanta força. Com uma quantidade cada vez maior de smartphones com câmeras fotográficas cada vez mais poderosas no mercado por um lado, e por outro o crescente desenvolvimento de sistemas para publicação e tratamento de imagens dentro da Internet, a facilidade que temos para tirar fotos e veicular imagens dentro da grande rede é cada vez maior. E o próprio avanço da infraestrutura, com o acesso a banda larga cada vez mais disseminado no Brasil, torna a migração da comunicação por texto para algo mais visual uma tendência cada vez mais comum.

Dentro desta perspectiva, o design torna-se cada vez mais fundamental em qualquer forma de negócio na Internet. A primeira empresa de tecnologia a colocar o design dentro do seu core business foi a Apple. E com a popularização da marca que dispensa comentários, outras empresas atentaram para essa tendência, vendo o design como algo tão importante quanto a tecnologia empregada. Outras tendências como a utilização de templates mais elaborados para blogs (lembrem-se que o blog foi a primeira forma de mídia social dentro da Internet) saindo daquele visual típico do final da década de 90 e início dos anos 2000 para blogs com cara de sites, revelam a convergência para um visual mais bonito em tudo dentro da Internet.

Um estudo deste ano levado a cabo pela ROI Research mostrou que 44% dos entrevistados tendem a se engajar com empresas que postam imagens em mídias sociais ao invés do texto de forma isolada, sendo o estímulo visual um dos grandes responsáveis pelo compartilhamento das marcas dentro das mídias sociais. Falando particularmente do Facebook, é notável o quanto o compartilhamento de imagens excede o compartilhamento de textos. Na prática, eu mesmo consigo medir o buzz que cada postagem gera na Fan Page da Afronta Marketing e fica óbvio que, quando compartilho imagens, o alcance da mensagem é muito maior na rede de Mark Zuckerberg. E fica fácil de entender a razão disso: em um perfil muito ativo (como é o caso da maioria dos brasileiros), com postagens ocorrendo a cada segundo, se fizermos uma comparação entre mensagens de texto e compartilhamento de imagens, estas últimas acabam tendo uma visibilidade muito maior, chamando muito mais a atenção das pessoas em meio ao grande volume de mensagens. Do ponto de vista dos negócios, existem algumas formas de chamar a atenção das pessoas no Facebook mas a que eu acho mais eficaz é a postagem de imagens que possuam relação com os valores de sua empresa (cuidado com o jabá puro e simples, pensando apenas na publicidade de seus produtos e serviços), acompanhadas de um pequeno comentário.

Para finalizar, a importância do compartilhamento de imagens dentro das mídias sociais é tão grande que o próprio Facebook está negociando neste exato momento a compra do Instagram do brasileiro Michel Krieger, pela ridícula bagatela de US$ 1bilhão. Assim, sua empresa deve pensar seriamente de que forma pode tirar proveito dessa tendência para divulgar melhor seus produtos e serviços através do uso de imagens dentro das mídias sociais. As marcas que conseguirem fazer um bom uso do conteúdo visual terão mais visibilidade dentro da Internet e, com isso, terão mais chances de crescer e ganhar mercados.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s