Planejamento de Marketing

Se existissem blocos básicos de construção no mundo do marketing, eu diria que estes seriam constituídos por 2 principais elementos de sustentação: pesquisa e planejamento. A parte operacional (a produção de um evento, a veiculação de um anúncio em uma mídia indoor ou a construção de um site, por exemplo) está, obviamente, inserida dento do marketing, mas vejo muitos dirigentes de empresas pequenas dizendo que fazem marketing quando, na verdade, estão realizando ações de forma isolada sem qualquer estratégia de marketing envolvida, negligenciando até a origem da própria palavra: mercado.

Se o proprietário de uma pequena empresa lê um artigo em uma revista mencionando que o Facebook é a bola da vez, este já pede para seu funcionário “mais antenado” criar um perfil da sua empresa na famosa mídia social. Se na outra semana um especialista diz que é imprescindível estar no YouTube, o recurso alocado para tocar a Fan Page no Facebook (colaborador que na esmagadora maioria das vezes exerce outras funções dentro da mesma empresa) é desviado para subir vídeos institucionais no YouTube. Na semana seguinte, ao ouvir falar que a empresa X começou a alavancar seu negócio depois de ter anunciado na revista Y, o empresário manda parar todo o projeto do YouTube para anunciar, de forma desconexa com as outras ações, na revista em questão…

Como a velocidade das mudanças é cada vez mais alucinante e a tecnologia vicia-nos cada vez mais no conceito de “tempo real”, as pessoas tendem a acreditar em milagres, em fórmulas mágicas para suas empresas crescerem e prosperarem ao alcance de um simples clique e, de preferência, sem tirar um centavo do bolso. E se o resultado não aparece necessariamente no dia seguinte, isso é logo interpretado como o fracasso de uma ação. Pode parecer um puta clichê isso mas sinto ser cada vez mais necessário repetir essa frase: nada acontece da noite para o dia, mesmo falando sobre planejamento de marketing digital, onde o componente tecnológico pode dar a falsa sensação de imediatismo. Mesmo com toda a tecnologia ao nosso dispor, para que o sucesso ocorra, sua empresa vai precisar de tempo e, mais uma vez, do tão negligenciado planejamento para garantir a consistência de todas as ações. Somente então será possível alcançar um objetivo predeterminado.

Não apenas em marketing mas em qualquer outro processo que envolva a construção de algo ao longo do tempo, o planejamento serve para antecipar problemas, evitar retrabalho, minimizar as perdas e corrigir a rota quando necessário em nome de um objetivo específico. Temos aí, acima de qualquer contestação, o que a Missão Curiosity da NASA foi capaz de realizar há poucos dias atrás com muito planejamento. Mas aí vem aquela dúvida: hum… com a NASA eu consigo entender mas, será que o planejamento vai gerar resultados na minha empresa? Bom, operando pela ideia da semana é que não gerará mesmo! Muita gente teme dedicar tempo e dinheiro em planejamento sob o risco de não dar certo quando, paradoxalmente, é na falta de planejamento e consequentes saltos aleatórios de uma ação para a outra é que a semente do fracasso encontra terreno fértil para germinar.

Então, sugiro sentar e investir parte do seu tempo na questão do planejamento de marketing em sua empresa, tendo como principal objetivo sistematizar toda a informação necessária para alcançar os objetivos traçados. Tudo baseado em dados concretos de mercado e não advindos da cabeça do empresário, o qual toma seu campo de visão em um determinado momento como o retrato fiel do mundo real. Lembrem-se que se fossemos levar em conta apenas o nosso campo de visão na hora de avaliar o mundo ao redor, ainda teríamos certeza de que a Terra é plana, o céu é o limite e Curiosity significa apenas “curiosidade” na língua inglesa.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s