Preciso de Clientes!

Marketing Digital_5

Parece que as coisas não funcionam mais como antigamente. Está cada vez mais difícil agendar reuniões, conseguir poucos minutos de atenção das pessoas, falar com quem tem poder de decisão, enfim, conseguir espaço para vender seu peixe. Todo mundo está super atarefado, a concorrência está de marcação pesada, as metas são cada vez mais complicadas… enfim, desafios cada vez mais insuperáveis… O que está acontecendo com o mercado?

A verdade é que tentamos aplicar as regras mais do que consagradas de um mundo que já não existe mais e que, para o desespero de uma espécie acostumada com a zona de conforto, continuará a mudar exponencialmente. Pegar o telefone, tentar marcar uma reunião, fazer uma apresentação em Power Point, bater de porta em porta com aquele material impresso já bem desgastado, tudo isso já não surte mais o mesmo efeito de outrora. E por que isso está acontecendo?  Pela carência de 2 coisas cada vez mais raras hoje em dia: disponibilidade e atenção. Esses 2 fatores combinados são cada vez mais raros, principalmente o segundo. O déficit de atenção chega a ser um problema crônico hoje em dia, neste mundo tão saturado de anúncios, propagada, afogado que ele está em um oceano de informações que lutam umas com as outras para chamar a nossa atenção o tempo todo.

Quer dizer que não existem mais clientes? Não, claro que não. Estou querendo dizer que a melhor maneira de conseguir clientes é ser encontrado por eles. Como assim? Eu explico.

O melhor lugar para encontrá-los é na Internet onde, na verdade, todos estão. Para aqueles que ainda duvidam, eu faço a seguinte pergunta: qual é a primeira coisa que vocês fazem quando precisam resolver um problema, se informar melhor sobre um assunto, sanar um desejo secreto, buscar ajuda de algum tipo? A resposta soa quase como um mantra: Gooooooooooooogle! Se você acha que eu estou exagerando, veja a reportagem do Jornal da Globo logo abaixo que, apesar de ser de 2011 e apresentar algumas informações que já mudaram (o Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários, por exemplo), ainda vale a pena conferir:

Pois é… este é o oráculo do século XXI que 89,5% dos quase 80 milhões de pessoas (físicas e jurídicas) conectadas utilizam para buscar as coisas mais variadas dentro da Internet brasileira. E é aqui que está o grande pulo do gato! A sua empresa tem que aparecer naquele exato momento em que um cliente em potencial digita algo que possui alguma relação com aquilo que você vende. Do contrário, ninguém saberá que sua empresa existe, mesmo com um site que você julga ser a coisa mais linda da Internet!

Este é o grande problema da maioria das empresas no Brasil, as quais ainda enxergam a Internet através das lentes da era pré-Google, período em que estar na Internet era apenas uma questão de disponibilizar um cartão de visitas eletrônico. Ou seja, sites corporativos com pouca informação, endereço, telefone e só. Então, esqueça isso de uma vez!

Hoje a Internet é uma plataforma de negócios! Você tem que maximizar a sua presença dentro da Internet de uma forma que os seus clientes te encontrem sem grandes dificuldades e sejam inspirados a fechar negócio contigo. Para isso, você tem que escrever sobre os problemas do seu cliente. Sim, claro! Ou você achou que continuaria a vender seu peixe da mesma forma que sempre fez no mundo offline? Minha empresa faz isso, aquilo, aquilo outro, é certificada ISO 9000, 10000, 20000!!!, recebeu 820 prêmios, é sustentável com o aval do selo XYZ, entrega soluções completas para os clientes mais importantes e por aí vai, correto?

Esquece isso! Desculpe-me pela franqueza mas o seu cliente não dá a mínima para o que a sua empresa foi ou é. Ele quer resolver o problema dele o mais rápido possível e, dentro da Internet, é muito fácil ele desistir da sua empresa e buscar a solução do concorrente. É só partir para o próximo link.

Então, a maneira mais rápida de começar a mudar essa situação consiste no seguinte:

1. Utilize a Ferramenta de Palavras-chave do Google para pesquisar o que seus clientes em potencial estão buscando dentro da Internet. E por favor, faça a pesquisa pra valer! Não parta do princípio que você já sabe tudo aquilo que se passa na cabeça do seu cliente. A gente se surpreende com o que as pessoas andam digitando por aí. Feito a pesquisa, monte um blog para a sua empresa com o objetivo de começar a escrever sobre aqueles problemas que tem a ver com o que os seus clientes digitam.

2. Defina os títulos das postagens com as palavras que as pessoas andam buscando e depois escreva sobre estes problemas e apresente as possíveis soluções. Siga sempre essa ordem: seja realmente solidário e tente focar na solução do problema que está tirando o sono do seu cliente. Somente depois você fala sobre a sua solução e justifica o porquê ela deve ser escolhida dentre as outras opções existentes.

3. Anuncie nos Links Patrocinados do Google. Se não tiver muito dinheiro para investir não tem problema: você investe o quanto quiser! É a ação combinada entre os Links Patrocinados e o resultado na busca orgânica (diferença salientada na imagem logo abaixo) que garante os melhores resultados a curto e médio prazos.

É lógico que isso é apenas o começo. Existem muitas outras coisas a serem efetuadas para que a Internet seja corretamente utilizada como uma plataforma de geração de negócios, a começar pelo tão esquecido planejamento de marketing. Mas este pode ser um bom começo para a sua empresa começar a mudar essa cultura “pré-Google” com custo quase zero (se a falta de verba for realmente o maior problema) e começar a conseguir os tão almejados clientes.

O que foi? Acharam que haveria uma maneira mais fácil e confortável de conseguir clientes? Não meus amigos… o trabalho ainda é muito necessário e requer tempo. De qualquer maneira, se a empresa de vocês for realmente boa e vocês conseguirem escrever de forma clara e direta aquilo que seus clientes precisam saber quando estão na frente da página de busca do Google, os clientes virão atrás de vocês. Ou vocês acham que estão lendo esta postagem por obra do acaso?

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s