Os Números do Marketing Digital

Pen, money and stock page
De acordo com uma pesquisa realizada pela Razorfish, o Brasil possui uma das culturas mais digitais do planeta e o maior percentual de pessoas conectadas à internet do mundo, incluindo a classe C, com uma média de 26,7 horas por mês de conexão. Apesar disso, apenas 4,4% do orçamento de marketing das empresas são alocados hoje para as mídias digitais, um percentual muito inferior ao de países como a Inglaterra, onde 23% dos recursos destinam-se à área digital; a China, com 13,6%, ou ainda os Estados Unidos, onde esse percentual é de 11,3% (Comscore Media Matrix, de setembro de 2009).

Todos esses números revelam o quanto o Brasil ainda vai crescer em relação ao uso do Marketing Digital como ferramenta de geração de negócios. Mas ainda existem muitas empresas que desconhecem o poder do Marketing Digital, ignorando que por trás desta expressão enigmática existem muitos números. Números que podem ser medidos e servem de norte para novas estratégias, novas campanhas, novos clientes e novos faturamentos. A era do achismo em relação ao ROI das campanhas de marketing acabou na Internet.

Essa é uma das vantagens do Marketing Digital em relação ao marketing tradicional: tudo o que é feito na grande rede pode ser medido, comparado e até ajustado de acordo com o andamento das ações. Desde a fase de pesquisa até a mensuração do resultado da campanha, o conceito do Marketing Digital está vinculado a números bem realistas e está muito longe de ser aquele seu site 1.0 perdido, sem acesso de clientes, à deriva no meio do Oceano Pacífico. Com as métricas e KPIs (Key Performance Indicators) corretos, é possível transformar sua atuação pífia na Internet em uma presença ampla e consolidada, baseada em inteligência e principalmente em estatísticas. Aplicativos como a Ferramenta de Palavras-Chave, a Plataforma do Google Adwords, o Google Insights for Search e o Google Analytics, por exemplo, são ferramentas gratuitas bem completas, promovendo o levantamento de muitos dados com os quais você pode trabalhar e medir o resultado do seu esforço de marketing.

Sendo o Marketing Digital simplesmente o velho marketing que migrou, metamorfoseou-se e eclodiu na Internet, é claro que estamos muito longe de poder dizer que o marketing resume-se a interpretação de números. Marketing é uma disciplina por demais humana. Mas marketing também é uma ciência exata e existe uma boa quantidade de ferramentas que, se bem utilizadas, vão trazer muito mais precisão que o marketing offline já foi capaz de trazer um dia para o mundo corporativo.

Empresários e acionistas gostam de números. E para aqueles que ainda não estão convencidos de que a Internet é um bom investimento para suas empresas, o vídeo abaixo ilustra bem os números da Internet no Brasil, apresentando um infográfico animado bem legal que foi produzido pela BETA-ID:

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s