Links Patrocinados ou Busca Natural?

Links Patrocinados

Você já reparou que a famosa página de resultados do Google apresenta um conjunto de links em destaque sobre um tom amarelado no topo e outro conjunto na lateral direita, certo? Muito provavelmente também já sabe que o que diferencia esses links daqueles que aparecem no meio da página é o fato dos primeiros serem resultados pagos (chamados de oficialmente de Links Patrocinados, anúncios ou o famoso jabá mesmo) e os do meio da página serem os resultados gratuitos (chamados de Busca Orgânica ou Busca Natural).

Os defensores das práticas de SEO (Search Engine Optimization), as quais nada mais são do que técnicas que objetivam deixar uma página na Internet otimizada para a indexação do Google (vamos esquecer por enquanto os outros sistemas de busca já que o Google representa 89,5% do mercado nacional) defendem a Busca Natural como a melhor forma de divulgar uma empresa. Já aquelas agências que trabalham com Links Patrocinados defendem, obviamente, o uso da propaganda como a melhor forma de divulgação de empresas ou qualquer outro tipo de negócio com disponibilidade de dinheiro para investir.

A lógica nos diz que a divulgação gratuita seria a melhor maneira de promover uma empresa, mesmo porquê, estatisticamente, a maioria das pessoas clica na Busca Orgânica justamente por saber que os Links Patrocinados tratam-se de jabá e não representam, necessariamente, algo relevante para a nossa busca, correto? Hum… depende. As coisas não são tão simples assim. A engenharia por trás das páginas minimalistas do Google é de uma complexidade surpreendente e admirável e conhecer um pouco sobre o funcionamento desse fascinante mecanismo de busca ajuda-nos a tomar uma decisão mais inteligente. As melhores práticas do Marketing Digital orientam o uso das duas formas como a divulgação mais acertada para um negócio na Internet e já vou explicar o motivo.

Aparecer nos primeiros resultados da Busca Natural é de fato a melhor opção para todo mundo mas essa é uma proeza só alcançada a longo prazo. Existe uma complexa série de fatores que contribuem para essa demora e nem vou entrar nesse mérito agora porque isso exigiria, no mínimo, uma outra postagem. Mas um fator que posso mencionar por enquanto é a alta disputa pelos primeiros resultados, fazendo dessa pesada concorrência um problema para quem quer estar no topo da Busca Natural. Muito resumidamente, eu diria que o aparecimento na Busca Orgânica está relacionado com conteúdo de relevância, produzido em abundância e apresentando resultados ao longo do tempo. É sem sombra de dúvida a estratégia mais trabalhosa mas também a mais segura, consistente e sustentável.

Mas os Links Patrocinados também possuem o seu lado de Busca Natural. O posicionamento dos anúncios na página de resultados do Google (estar nas posições acima ou abaixo dentro dos campos dos anúncios) possui estreita relação com os critérios de relevância também considerados na Busca Orgânica. Quem estiver no topo dos Links Patrocinados, seja na parte de cima ou na lateral da página, além do óbvio investimento em publicidade, também estará ali por ter um bom conteúdo, dentre outros critérios considerados pelos algoritmos do Google que ficarão aqui de fora por não fazerem parte dos objetivos desta postagem.

Por fim, eu diria o seguinte: os anúncios do Google ou Links Patrocinados são para aqueles que têm pressa, dando resultados em um curto prazo de tempo mas cujas repercussões apresentam caráter passageiro. Ao passo que o Marketing de Conteúdo, responsável pelo SEO (que deve resultar nos primeiros posicionamentos da Busca Natural) é uma ação que objetiva ser mais duradoura e com efeitos apenas mensuráveis a longo prazo. Uma combinação das duas estratégias é sem sombra de dúvida a melhor opção para divulgar uma empresa na Internet. Se você quer realmente otimizar o marketing da sua empresa através da Internet, trabalhe inteligentemente com as duas estratégias.

Abs!

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s