Não Fazemos Sites!

Nao fazemos sites

Já mencionei na postagem “O Que É Marketing Digital?” que quando ouço a pergunta “sua empresa faz sites?” tenho até medo de responder. A questão quase sempre ignorada nessa pergunta recorrente é que ela parte de uma premissa completamente desatualizada. Quem faz esse tipo de pergunta geralmente possui uma concepção pronta do que seria um típico site da era pré Google, acreditando ser esse modelo tudo o que a Internet pode oferecer em termos de tecnologia para sua empresa.

E tal concepção não poderia estar mais equivocada. A Internet evoluiu exponencialmente nos últimos anos, sendo um site hoje em dia uma plataforma de negócios, muito diferente da imagem de um site 1.0 que muita gente ainda guarda em suas cabeças como modelo daquilo que pode ser feito na web. E na maioria das vezes isso nem é culpa das pessoas que fazem tais perguntas, pois as mudanças são tão amplas e afetam tanto as nossas vidas que fica praticamente impossível acompanhar o ritmo alucinante da Internet.

Outro ponto fundamental desse equívoco é a grande quantidade de “empresas que fazem sites baratinhos”, as vezes quase de graça, sendo as mesmas tanto o carrasco quanto a própria vítima dessa visão distorcida, onde a presença de um programador ou webdesigner foi quase sempre tomada como o suficiente para fazer um site do tipo “cartão de visita”. De fato, essa concepção era a que prevalecia na Internet 1.0 como modelo de negócio padrão. Embora ainda existam muitas empresas operando por meio desta abordagem, aqui vai um aviso aos leitores: esse não é o modelo de negócio da Afronta Marketing.

Como o próprio nome sugere, a Afronta Marketing é uma agência de marketing com foco em Marketing Digital, possuindo uma equipe multidisciplinar para gerar retorno para o seu negócio, coisa que um site 1.0 nunca irá promover. Prestamos serviços de consultoria (marketing estratégico) e também executamos sua estratégia de ataque plurilateral na Internet (site, blog, SEO, geração de conteúdo, Links Patrocinados, perfil em redes sociais, e-mail marketing, etc.). Nossa especialização é o mercado B2B, um segmento ainda meio tradicional, carrancudo, sem graça e por isso mesmo com muito espaço para quebrar todos os paradigmas no mundo dos negócios. Queremos atender as pequenas empresas de acordo com a classificação empresarial do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, estudando cada cliente como um caso a parte, com suas nuances e particularidades que não podem ser alinhadas segundo um padrão pré-definido de trabalho. Assim, a Afronta Marketing avalia, planeja e executa uma estratégia de ataque via Internet, trazendo retorno para o seu investimento a médio e longo prazos. Sim, isso mesmo… médio e longo prazos. Ou você acha que existe “mágica” na Internet?

“Mas eu já contratei outras empresas e nunca deu resultado” – alegaria você. “Por que daria certo agora?”

Não dá certo quando o seu sobrinho promete fazer um “site maneiro” para sua empresa, ou quando sua organização decide fazer o site com um webdesigner que cobra baratinho para fazer um “cartão de visita” online que, obviamente, só atrairá a atenção de quem fez e de quem aprovou o trabalho. Outra razão para um site não gerar demanda para o seu negócio é a falta de consideração de que o mundo online e offline precisam estar conectados, trazendo complementações um para o outro. É preciso pensar em seu modelo de negócio como um todo e encaixar sua presença na Internet como parte dessa estratégia, dentro da qual o site da sua empresa é apenas uma das ações a serem exploradas com o objetivo de atingir aquilo que é conhecido por missão crítica: a captação de e-mails, o preenchimento de um formulário, o agendamento de uma visita ou um pedido de orçamento, por exemplo. Todavia, encarar a Internet como forma de negócio ao invés de “espaço para um site” requer credibilidade junto ao seu público-alvo, objetivo que sem a presença de um tráfego direto e contínuo para o site ou blog da sua empresa nunca poderá ser atingido.

Sendo a Afronta uma agência de marketing, pensamos em seu negócio como um todo para somente então elaborar e desenvolver uma presença de relevância e credibilidade na grande rede, com monitoramento constante e redefinição de rumos caso seja necessário. Com isso sua empresa ganha uma parceira que promoverá sua empresa na mídia mais poderosa da atualidade, encarando a Internet como ferramenta de marketing e não apenas o repositório de mais um site sem graça da sua empresa, o qual mesmo abarrotado de especificações técnicas do seu produto não cumpre a missão crítica de gerar demanda para o seu negócio.

Ao contrário da ironia presente no título desta postagem, sim, nós desenvolvemos sites para empresas. Mas estes fazem parte de toda uma estratégia de alavancagem de negócios na Internet, sendo que vistos isoladamente apenas constituem  um grande desperdício de oportunidades em bits e bytes.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s