O Que É Marketing Digital?

Outro dia eu ouvi a seguinte pergunta: “quanto tempo demora para ficar pronto um trabalho de marketing na minha empresa?”

Hum… Sinto lhe informar mas a pergunta está errada! Marketing é um processo e não um projeto. Não se trata de executar um serviço e depois ocupar a cabeça com outra coisa porque tudo estará resolvido nessa área. Pode esquecer!

Se você é uma pessoa sensata e tentou outras vezes ao longo da sua vida profissional flertar com o mundo do marketing, aqui vai um aviso: ele foi feito para casar e não para ser um caso seu. Marketing é para a vida inteira,  uma vez que sempre teremos mercado e a palavra marketing, como a própria origem do termo define, é o estudo do mercado que estará sempre em eterna mutação. Você precisa implementar uma cultura de marketing na sua empresa (sim, na empresa como um todo) não apenas para aumentar as vendas mas para não ser passado para trás e, pior ainda, não quebrar nesse mercado que não recebeu sua devida atenção. Para quem leu a página “Marketing” no site da Afronta já conseguiu perceber a abrangência do assunto e não vou me estender muito por aqui, indo direto ao ponto que tem sido muito comentado ultimamente: “O que é Marketing Digital?”

Como mencionei no parágrafo anterior, o mercado está em contínua mutação e, para atender os consumidores, o comércio, a publicidade e a comunicação que migraram para a Internet, transformando-se de uma forma assombrosa como quase tudo na grande rede, criou-se a expressão Marketing Digital: um marketing voltado para a Internet. E não se trata aqui de mais uma forma de se fazer marketing e sim da mais fundamental ferramenta de marketing da atualidade por questões de tecnologia, alcance e baixo custo. Agora, se sua empresa já é fraca no marketing tradicional, não é muito difícil concluir que, em relação à Marketing Digital, a atuação da sua empresa deve ser praticamente nula.

Para os mais desavisados, aqueles que logo concluem: “ah tá! Marketing Digital é esse negócio de fazer site!”, aqui vai um conselho de amigo: está na hora de se informar mais sobre o assunto pois “fazer um site” (essa expressão me dá até medo) é apenas a ponta de um gigantesco iceberg!

Simplesmente “estar na Internet” não significa absolutamente nada há muito tempo. Foi-se a época em que as pessoas nem sabiam porque estavam na web e só comentavam que queriam fazer um site porque seu concorrente estava lá também. Hoje em dia existe toda um tecnologia de grosso calibre à nossa disposição na Internet cujo conhecimento ainda é pouquíssimo explorado pelas pequenas e médias empresas no Brasil. Toda essa tecnologia serve para gerar negócios, de uma forma jamais vista na História. Porém, para que a Internet seja decentemente aproveitada pela sua empresa é preciso ter conhecimento em diferentes áreas e tecnologias, tais quais muito porcamente eu mencionarei a seguir:

1) Marketing tradicional (sim, ele ainda é necessário)
2) Design
3) Branding
4) História da tecnologia e da Internet
5) Comportamento do consumidor moderno
6) Psicologia da geração Y (geração que já nasceu em um mundo com Internet)
7) Ferramentas para construção de sites
8) E-mail marketing
9) Ferramenta do Google Adwords e técnicas de SEO (Search Engine Optimization)
10) Links patrocinados do Google
11) Produção de Conteúdo (artigos, fotos, vídeos, e-books, etc.)
12) Exploração das  Mídias Sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+, etc.)
13) Ferramentas de monitoramento
14) E-commerce e técnicas de vendas
15) Ferramentas para gestão de banco de dados
16) Ser apaixonado por tecnologia

Todos os itens acima fazem parte, de uma forma ou de outra, dos componentes do Marketing Digital. E acredite: cada item é um oceano de informações por si só. Ampliou um pouco o conceito inicial? Pois é…

Voltando ao começo da postagem, tudo isso está em contínuo dinamismo, mudando com cada inovação tecnológica ou a cada novo modelo de negócio que aparece e revoluciona o mercado em um ritmo cada vez mais acelerado. Por isso, faz sentido alguém perguntar: “quanto tempo demora para ficar pronto um trabalho de marketing na minha empresa?” Não, realmente não faz.

Se marketing é um processo e não um projeto, marketing digital é ainda mais por ser intrinsecamente ligado à tecnologia. Obviamente, como em todo tipo de trabalho, existem metas e objetivos a serem atingidos mas o marketing deve ser sempre encarado como parte estratégica da sua empresa, assim como é o departamento de vendas, o administrativo, o financeiro e assim por diante.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s