4 Dicas Para Usar a Fan Page no Facebook

Apesar do crescente buzz em torno do tema, a atualização de conteúdos das Fan Pages do Facebook não tem recebido a devida atenção por parte das empresas. É o que sugere um recente estudo da Recommend.ly, mostrando que 82% das marcas com presença no Facebook atualiza seus conteúdos menos de cinco vezes por mês.

As empresas locais são as menos ativas na rede social e participam somente de 6% das conversas de suas Fan Pages, ao passo que, em média, 91% das conversas que ocorrem no Facebook não possuem o envolvimento de marcas.

De acordo com a Recommend.ly, a qual analisou 1,7 milhões de Fan Pages no Facebook para realizar o estudo, as marcas estão perdidas quando o assunto é o aproveitamento do potencial promocional dessa rede social.

“As marcas tropeçam sempre nas mesmas pedras quando se trata do Facebook. Fracassam na hora de compartilhar o conteúdo adequado, de responder apropriadamente aos fãs, de participar das conversas e de compreender as métricas de interação”, explica Venkata Ramana, CEO da Recommend.ly.

Com base nessa pesquisa, eis aqui 4 dicas para você tirar o máximo proveito dessa mídia social:

1) Crie, Compartilhe ou Solicite Sugestões de Conteúdo

Criar conteúdo é a atividade-chave para atualizar e, mais importante, engajar as pessoas nas atividades promovidas pela sua empresa. Isso dá aos clientes uma razão para verificarem a página com freqüência e fornecer conteúdo rico para interação e compartilhamento. Essas ações orgânicas que as pessoas executam em sua página criam históricos poderosos que direcionam o boca a boca para seus negócios. Todavia, nem sempre é possível ou nem sempre estamos inspirados para criar conteúdo próprio e,  para tais casos, o melhor é compartilhar um link que leva a um artigo ou vídeo que possuam alguma ligação com os produtos, serviços ou valores da sua empresa. Mas lembre-se que vídeos são mais engajadores do que texto, ainda mais dentro do Facebook. Se não puder fazer vídeos, compartilhe-os. Segue porém uma “subdica”: mesmo ao compartilhar um link de vídeo, é interessante escrever pelo menos um parágrafo, numa espécie de mini resenha, mostrando a opinião da sua empresa sobre o assunto em questão. As pessoas gostam de saber que há um ser pensante por trás daquele link, capaz de interagir e refletir a respeito, e que simplesmente copiar e colar é coisa de gente que não possui conteúdo próprio. E aqui cabe a você refletir: sua empresa possui conteúdo próprio?

Outra forma de criar conteúdo é perguntando para seus fãs que tipo de coisa eles gostariam de ler em sua Fan Page, baseados em suas dúvidas ou experiências com a sua empresa.

Por fim, a última forma de criar conteúdo é simplesmente compartilhar os links das postagens do blog da sua empresa diretamente na sua Fan Page. Agora, se a sua empresa não possui um blog corporativo, já passou da hora de você rever isso.

2) Invente Sorteios, Concursos e Promoções

Outra forma muito útil de promover sua Fan Page é criar sorteios, concursos ou promoções. O ideal é fazer perguntas que estejam relacionadas com o seu negócio. Mas cuidado para não cair na tentação de exigir que as pessoas curtam a sua página para que tenham alguma espécie de compensação ou recompensa. Embora seja uma prática comum, o Facebook criou uma política para combater isso. De fato, se você parar para pensar, não é muito ético exigir este tipo de coisa: um fã deve curtir porque de fato gosta da página ou da sua empresa e não porque foi condicionado pelas circunstâncias a curtir.

Para trabalhar essa questão direito, sugiro utilizar aplicativos como Sorteie.me, Easypromos ou Contest, os quais foram criados especialmente para sorteios ou promoções com controle de participação e votação. Aliás, isso é a própria recomendação do Facebook. Depois, você pode premiar o vencedor com um produto ou serviço premium da sua empresa ou mesmo um produto ou acessório de uma empresa parceira.

3) Gerencie as Crises

Você achou que as pessoas apenas elogiariam a sua empresa? Cuidado! A melhor forma das pessoas criticarem um produto ou serviço é através da Internet, principalmente em redes sociais como Facebook e Twitter. Então, é melhor estar preparado, pois não são apenas coisas boas que possuem um efeito viral. Se nas empresas de maior renome sempre há clientes insatisfeitos, imagine em uma empresa pequena…

Por isso, esteja preparado para agir porque muito pior do que errar é não corrigir os erros. Assuma sua culpa no cartório e mostre-se interessado em resolver o problema. Crie um time de gestão de crises e trabalhe para manter ileso o patrimônio mais precioso da sua empresa: sua credibilidade. Durante a crise, é importante que as decisões sejam tomadas e comunicadas a todas as áreas envolvidas. Certifique-se de que a comunicação seja clara e transparente, evitando ainda mais desentendimentos ou atraso na solução. Depois de ter sido resolvido, peça ao seu cliente que mencione que o problema foi realmente solucionado – mas não peça para ele apagar a reclamação! Pesquisas revelam que um cliente com um problema bem solucionado tende a ser mais fiel à sua empresa do que um cliente que nunca teve problemas com ela.

4) Mensure

A mídia social é tudo aquilo que o profissional de marketing sonhou, pois dispõe de muitas métricas disponíveis para mensurar o ROI (Return On Investiment) ou outros KPIs (Key Perfomance Indicators). Além disso, o próprio Facebook fornece muitos números através da guia “Informações” da sua Fan Page e você mesmo pode criar as suas métricas através do acompanhamento das suas campanhas. Lembre-se também que aquilo que não pode ser mensurado não pode ser melhorado. Assim, algumas sugestões de métricas poderiam ser:

  • Um aumento no número de fans;
  • Um aumento no número de comentários;
  • Um aumento no número de visitações;
  • Um aumento no número de conversões (vendas) geradas a partir do Facebook;
  • Uma diminuição no número de reclamações, etc.

Para concluir eu diria que a pior coisa a se fazer com uma Fan Page de uma empresa é deixá-la estática, parada no tempo e no espaço. Incentive e participe constantemente de discussões de assuntos que estejam relacionados ao seu negócio, pois não é apenas uma questão de postar conteúdo mas também a constância com que o mesmo é disponibilizado. Por isso, mãos à obra, pois tempo é dinheiro, Internet é reputação e não há nada pior para a imagem da sua empresa do que um fã desapontado.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s