Marketing em Mídias Sociais

Antes de começar, um esclarecimento: ambas as expressões “mídia social” e “rede social” tem sido utilizadas para definir a mesma coisa. Mas eu prefiro separar os significados, uma vez que o conceito de “mídia social” implica a utilização de um meio para distribuição de conteúdo de forma descentralizada (de muitos para muitos, tal qual acontece no TwitterFacebookLinkedInGoogle+, etc.) ao contrário da mídia tradicional (de um para muitos), ao passo que o termo “rede social” soa mais como um pleonasmo sem sentido, sendo lógico que uma rede deva ser necessariamente social.

Todos nós sabemos que as mídias sociais são a bola da vez no mundo do marketing. E não é para menos: números impressionantes como os do Facebook, por exemplo, deixam qualquer profissional de marketing sedento para explorar esse mercado em franco crescimento (o Brasil lidera esse boom com 37 milhões de usuários – veja o infográfico abaixo). Em uma pesquisa recente encomendada pela IBM Share, foi revelado que apenas 25% das empresas armazenam dados de mídias sociais com fins corporativos, apesar de muitas estarem planejando começar a fazer isso em um futuro próximo. Isso significa que ainda existe muito para ser explorado, principalmente no setor de Business Intelligence.

Mas voltando ao cerne da questão, antes de mergulhar de cabeça nesse tão falado mas ao mesmo tempo ainda desconhecido oceano das mídias sociais é importante destacar a importância do estabelecimento dos objetivos para tal investimento. Sim por que, apesar desses serviços serem gratuitos ou os anúncios em tais mídias serem ridículos perto dos montantes envolvidos na mídias tradicionais, o seu sucesso nessas mídias depende de inteligência, trabalho e tempo. E a falta de objetivos associada à empolgação inicial desmedida e falta de conhecimento das ferramentas podem gerar tempo perdido e frustrações. É fundamental, portanto, estabelecer objetivos que justifiquem sua presença nas mídias sociais, os  quais poderiam ser:

  • Gerar buzz ou provocar conversas a respeito de um produto em particular;
  • Melhorar o brand awareness;
  • Conseguir mais tráfego;
  • Aglutinar informações sobre seus clientes e sobre como eles enxergam sua marca;

E por aí vai…

Na sequência, garanta a sua marca dentro dessas mídias, verificando se já não tem alguém utilizando o nome da sua empresa. Além da óbvia consistência da sua marca, garantir um nome de usuário com o nome da sua empresa dentro do Twitter ou do Facebook, por exemplo, é muito importante pelo fato do Google estar prometendo indexar o conteúdo de dentro do Facebook em suas páginas de busca.

Depois, seria interessante procurar aprender sobre as particularidades de cada mídia social. Sim! Existem muitas particularidades, incluindo até um certo “bairrismo”, uma vez que, de uma forma genérica, quem usa o Facebook não usa o Twitter ou quem usa o LinkedIn não usa o Google+ e assim por diante. E nunca tente fazer jabá nessas mídias! As pessoas estão muito resistentes à propaganda e tentar vender seu produto ou serviço diretamente nesses lugares seria como você ir a uma festa ou balada e um vendedor de cartões de crédito te abordar no meio da pista!

Enfim, existem infinitos detalhes que tornam completamente inviável qualquer promessa de exploração total do assunto em apenas uma postagem. Fiquem ligados por que eu escreverei mais coisas sobre mídias sociais em breve. No momento, se você quiser entrar de cabeça no tema eis mais um infográfico show de bola mas este é ainda melhor por ser interativo, com links para vários sites que abordam vários aspectos do marketing em mídias sociais. Infelizmente, todo o seu conteúdo está em Inglês mas trata-se de um excelente guia passo a passo para o sucesso da sua estratégia de utilização das mídias sociais oferecido pela empresa britânica Simply Business. Clique na imagem para abrir a versão interativa e bom divertimento:

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s