Como Está Sua Logomarca?

Marca

Muita gente me pergunta: por que o nome Afronta Marketing? Quem leu a sessão “Propósito” no site da Afronta, pode ter entendido o espírito da coisa, pois é lá que o sentido do nome está descrito. De uma forma propositalmente velada, eu confesso, mas está.

O nome Afronta tem a ver com minha personalidade inquieta e questionadora, com as coisas nas quais eu acredito e com o período em que vivemos. É a confluência da força do indivíduo com a percepção de uma necessidade de mercado, resultando em um modelo de negócio autêntico e viável, fugindo das fórmulas engessadas e assim gerando diferenciação.

Em um mundo cada vez mais interconectado, com a Internet revolucionando o jeito tradicional de se fazer as coisas, sendo palco inclusive de altas mobilizações sociais em alguns países, sejam em protestos contra certas medidas do governo ou ações muito bem orquestradas para provocar a queda de regimes políticos repressores, o poder passa para as mãos de qualquer pessoa munida de um PC, notebook, tablet ou mesmo um celular com acesso à Internet. No mundo corporativo, foi-se a época em que verbas milionárias de marketing eram necessárias para fazer uma boa divulgação na mídia tradicional. Agora, com  a Internet, é possível atingir mais pessoas de um jeito muito mais eficiente e com verbas absurdamente inferiores, colocando as pequenas empresas em pé de igualdade ou até mesmo em condições mais favoráveis que as grandes corporações. Mesmo falando sobre marketing e vendas, toda a dinâmica de comunicação se inverteu, sendo agora o consumidor na frente de um computador quem está no comando de todo o processo. Do ponto de vista do status quo, do poder estabelecido, do monopólio de grandes empresas, dos sistemas tradicionais de concentração de poder e de controle, toda essa transferência de poder do grande para o pequeno pode soar como uma afronta, como um insulto, uma desonra ao poder estabelecido.

O nome Afronta é o retrato do espírito de uma empresa jovem, moderna, antenada com as novidades e com os problemas do mundo, indignada com a velha forma de enxergar e fazer as coisas. Possui carga emocional, conta uma estória e também serve ao propósito de gerar discussão quando alguém entra em contato com o nome pela primeira vez.

E você? Qual é o nome do seu negócio? Como está a sua logomarca? Como está a identidade visual da sua empresa? Quando você entrega um cartão de visitas, o que as pessoas fazem com ele? Enfiam no bolso com cara de desdém e não falam nada? Sua logomarca inspira alguma reação?

A maioria das pequenas empresas negligencia por completo sua logomarca. Tanto o nome quanto a forma que o nome é representado graficamente (logotipia para o símbolo e logomarca para o misto de nome, grafia e símbolo, apesar de tais definições não serem unânimes no mercado) são aspectos importantíssimos da comunicação da sua empresa e devem ser muito bem trabalhados para contarem uma estória ou provocar alguma reação nas pessoas. Seu objetivo, como o próprio nome diz, é marcar a imagem da sua empresa na mente do seu público-alvo. Para aqueles que ainda menosprezam isso, o que vem à mente de vocês quando eu menciono Coca-Cola, McDonald’s, Apple e Ford? Tendemos a achar que essas empresas sempre foram grandes mas é óbvio que elas começaram do zero em algum ponto do passado, sendo a logomarca um dos aspectos fundamentais em seu desenvolvimento.

E sobre a sua empresa? Quando você fala ou apresenta um cartão de visitas bege com fontes horríveis da XYZ Representações Ltda., qual é a reação das pessoas? O que vem à mente das pessoas quando você menciona o nome da sua empresa? Pára com esse negócio de que vai mudar sua identidade visual apenas quando terminarem os cartões! Não seja mesquinho. Sua marca é algo muito importante para ser negligenciada por causa da falta de investimentos em um excelente projeto de identidade visual e uma boa gráfica, coisas que hoje em dia estão muitíssimo acessíveis.

Não é porque você possui uma empresa pequena que tem que pensar pequeno também. Se você acha que marketing é algo dispensável, o mercado também não saberá dar importância ao seu trabalho e sua empresa também passará a ser dispensável. Se quer ser grande você tem pensar como empresa grande! Caso contrário, você correrá o risco de ver seu cartão de visitas no chão da sua feira de negócios ou no cesto de lixo do seu cliente.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Um comentário sobre “Como Está Sua Logomarca?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s