E-mail Marketing ou Newsletter?

e-mail marketing

Muita gente confunde e-mail marketing com newsletter. Não que eu seja fervorosamente a favor de uma ou outra denominação mas, tecnicamente falando, há sim uma diferença entre os 2 conceitos. A newsletter é uma concepção mais antiga dentro da Internet, e trata-se do envio periódico de informações via e-mail, como numa espécie de boletim eletrônico em formato de texto que, no período da Internet 1.0, ainda não possuía grandes apelos visuais como cores e fotos. O objetivo da newsletter é criar vínculos com o internauta e, quando há um envolvimento comercial, o resultado é conhecimento de marca, confiabilidade e eventualmente até uma evangelização. Seus objetivos são de longo prazo e estão mais relacionados ao conteúdo e ao conhecimento.

O e-mail marketing já é uma concepção mais moderna através da qual as empresas de comércio eletrônico começaram a oferecer promoções, valendo-se de uma Internet mais rápida e dos recursos de HTML com cores e fotos para chamar a atenção dos Internautas em direção aos seus produtos e serviços. O e-mail marketing possui objetivos de curto prazo, os quais seriam as vendas propriamente ditas, e exemplos disso nós temos nos e-mails com promoções que recebemos de grandes sites de comércio eletrônico como o Submarino e Americanas.com.

Apesar de sempre estarmos querendo vender alguma coisa (seja um produto, serviço ou mesmo uma idéia) a newsletter funciona mais como um boletim por meio de assinatura espontânea de algum serviço, ao passo que o e-mail marketing vai estar mais associado ao cadastro em sites de comércio eletrônico como o resultado de alguma compra anterior. Escrevo “mais associado” por que, em ambos os casos, tais características podem estar mescladas, confundindo um pouco a cabeça das pessoas. Isso sem mencionar as odiosas práticas de SPAM, quando recebemos e-mail marketing de empresas ou indivíduos com os quais não tivemos qualquer contato anterior. Além disso, com os recursos disponíveis na Internet de hoje, as newsletters deixaram de ter aquele visual de texto puro para assumirem a cara de e-mail marketing com um visual mais sofisticado e isso gera ainda mais confusão.

Em resumo, enquanto que a newsletter está mais para a informação, conhecimento e educação do leitor em uma estratégia de longo prazo (podendo até resultar em uma venda no final), o e-mail marketing está mais para a venda pontual de algum produto ou serviço por meio de uma estratégia muito mais imediatista.

Na minha opinião, a prática ideal está relacionada com a mescla das duas formas, onde o que prevalece é o conteúdo da newsletter com o formato de e-mail marketing. Ou seja, newsletters coloridas, bem planejadas e com fotos de alta resolução. Apesar do grande número de e-mails marketing que circulam dentro da Internet, acredito que a estratégia para B2B deve ser sempre a de fornecer conteúdo, cativando clientes ativos ou potenciais por intermédio da educação e do relacionamento de longo prazo.

Se você está hesitante em relação a melhor forma de comunicação para o seu negócio, nem pense duas vezes: escolha a newsletter com formato de e-mail marketing. Sem a menor sombra de dúvida, dá mais trabalho produzir conteúdo mas essa é a única forma de você conseguir resultados satisfatórios dentro da Internet, mesmo trabalhando com comércio eletrônico.

No final das contas, não importa muito a denominação que você acabe por utilizar desde que você tenha tomado a consciência de que, na Internet, o conteúdo é sempre o rei e que o seu trabalho estará mais voltado para a atividade de um blogueiro do que para a de um tirador de pedido.

Este blog é um oferecimento da Afronta Marketing.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s